Portal Chamar Táxi

Estudo:fêmeas de jacaré são mais fieis do que se imaginava

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Estudo:fêmeas de jacaré são mais fieis do que se imaginava

Um estudo realizado por cientistas de um centro de preservação de jacarés em Louisiana, nos Estados Unidos, sugere que as fêmeas da espécie não são tão promíscuas como se imaginava. Os pesquisadores constataram que 70% das fêmeas são "fieis" aos parceiros e, muitas vezes, permanecem por muitos anos ao lado deles. As informações são do site científico Live Science.

Os cientistas ficaram surpresos aos registrar que muitas delas optaram por ficar com os mesmos parceiros durante algumas épocas de acasalamento, já que estes répteis vivem em populações densas com muitos machos livres dentro do grupo. Entre muitas espécies do reino animal, incluindo os bonobos - um tipo de primata como os seres humanos - e as morsas, a promiscuidade é recorrente.

"Devido à densidade populacional entre os jacarés no centro de vida selvagem Rockefeller, não esperávamos encontrar fidelidade entre os exemplares", disse Stacey Lance, pesquisador do Laboratório Ecológico de Savannah River e autor do estudo. "Nenhum de nós esperava que o mesmo casal de jacarés criado desde 1997 ainda estaria se reproduzindo junto em 2005 e tendo novas ninhadas", afirmou.

Segundo os pesquisadores, a descoberta representa a primeira prova de fidelidade entre as espécies de crocodilo existentes e foi realizada a partir da análise de um grupo de fêmeas e do DNA de seus descendentes. Entre cada 10 fêmeas, sete continuaram com o parceiro de acasalemento entre 1997, 2002 e 2005, conforme a pesquisa.

Este mesmo padrão de acasalamento é semelhante ao comportamento de muitas variedades de aves. As espécies de crocodilo são as únicas descendentes vivas do primitivo arcossauro, um grupo de répteis pré-históricos que deu origem às aves. A relação evolutiva entre jacarés e aves oferece aos cientistas uma oportunidade única para entender melhor os sistemas de acasalamento de seus ancestrais e diversos dinossauros.

"Por meio da combinação de técnicas moleculares, fomos capazes de entender coisas dos jacarés que jamais havíamos conhecido de outra forma", concluiu Lance. "Esperamos que futuros estudos também nos levem a resultados inesperados e igualmente fascinantes como este", acrescentou.

O estudo foi divulgado na última edição da revista científica Molecular Ecology.


Terra
 
Topo