Portal Chamar Táxi

Estudo: Maioria dos cancros podem ser prevenidos

meditas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
3,773
Gostos Recebidos
0
Investigadores norte-americanos sugerem que 80% de todos os cancros que são diagnosticados podem ser prevenidos.

Segundo o investigador Igor Akushevich, o objectivo primário deste estudo foi o de desenvolver uma aproximação para estimar as contribuições de factores de risco mesuráveis no risco de cancro entre pacientes mais velhos.

“Até agora não chegámos ao ponto onde somos capazes de especificar recomendações sobre os factores de risco”, afirmou Akushevich. “No entanto, podemos confirmar vários destes factores que já são conhecidos, tal como a associação entre fumar e o cancro do pulmão”, acrescentou.

Os investigadores afirmaram que estavam surpreendidos com algumas das suas descobertas, como o facto do risco de cancro não estar associado ao consumo de álcool, por exemplo, algo que já tinha sido revelado em outros estudos. Uma possível explicação para este facto é a da que as pessoas com mais 65 anos têm tendência a consumir pouco álcool.

“Uma outra associação interessante foi a do aumento do risco de cancro da mama em mulheres que têm receio em ir ao médico ver a sua saúde, e a diminuição do risco de cancro da mama e do pulmão naqueles que nunca perdem o seu temperamento”, afirmou Akushevich.

A prática de exercício físico de forma leve a moderada está também associada à diminuição do risco de cancro, mas o exercício realizado de forma vigorosa já é contraditória.

fonte: FARMACIA.COM.PT :: Estudo: Maioria dos cancros podem ser prevenidos
 
Topo