• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

EUA garantem proteção ao Japão em caso de conflito com a China

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou esta sexta-feira que os EUA estão prontos a defender o Japão, em caso de conflito com a China, quando os dois países asiáticos mantêm um diferendo territorial no Mar da China Oriental.

Durante um encontro com o seu homólogo japonês, Fumio Kishida, em Washington, Kerry, que anunciou igualmente uma viagem à China na próxima semana, mencionou um tratado de 1960, que consagra a proteção norte-americana ao Japão.
"Sublinho que os EUA continuam determinados a respeitar as obrigações inscritas no tratado com os nossos aliados japoneses. E isto inclui o que se passa no Mar da China Oriental", declarou Kerry.
Em 2013, a China criou uma tempestade diplomática ao estabelecer "uma zona aérea de identificação" (ZAI) no Mar da China Oriental, cujo traçado incluía as ilhas sob controlo japonês, mas reivindicadas pela China.
"Os EUA não reconhecem e não aceitam a ZAI no Mar da China Oriental e não temos a intenção de mudar a forma como conduzimos as nossas atividades na região", explicou John Kerry.
Por seu lado, Kishida convidou o Presidente norte-americano, Barack Obama, a efetuar uma visita de Estado ao Japão, o que, segundo fontes diplomáticas, poderá ocorrer em abril.



jn
 
Topo