• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Eunice Muñoz homenageada com Prémio Voz 2008

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Dia da Voz: Eunice Muñoz homenageada com Prémio Voz 2008

O Prémio Voz 2008, que anualmente homenageia uma personalidade pelo seu trabalho com a voz, foi este ano atribuído à actriz Eunice Muñoz, que garantiu não ter segredos, mas sorte com o timbre que herdou de sua mãe.

Homenageada no âmbito de uma iniciativa para assinalar o Dia Mundial da Voz, que se comemora a 16 de Abril, Eunice Muñoz, que teve sorte na «lotaria genética», afirma não ter cuidados especiais com a sua voz, além dos cuidados normais, «à medida da profissão, que é exigente em termos vocais».

O galardão será entregue à artista pelo ministro da Cultura no próximo sábado, durante o concerto de encerramento da «Festa da Voz», na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. No ano passado, o prémio foi atribuído ao actor Rui de Carvalho e, em 2006, à professora de canto Cristina Cardoso.

Com o lema «Oiça a sua voz, cuide da sua voz, goste da sua voz», a iniciativa «Festa da Voz» pretende alertar para os cuidados a ter com a voz e lembrar que este mecanismo de comunicação se estraga com o tabaco, com o esforço de falar em locais ruidosos ou em ambientes poluídos ou secos, sendo organizada pelo Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Comunicação do Hospital de Santa Maria/Faculdade de Medicina de Lisboa (OVCHSM).

O director do OVCHSM, Mário Andrea, afirmou que a voz e os cuidados que requer têm vindo a despertar cada vez mais interesse nas pessoas, o que leva à detecção dos problemas de uma forma cada vez mais precoce.

A «Festa da Voz» inclui workshops e master classes «A Voz no Jazz», com Paula Oliveira e Maria João, e «A Voz na Broadway», com Nuno e Henrique Feist. Entre os workshops, estão «A Voz e a Relação, do Bebé à Escola», com os professores Óscar Dias e Gomes Pedro, «A Voz no Teatro», com Nicolau Breyner, a «Voz e a Sedução», com Helena Sacadura Cabral e Rita Ferro, além de «A Voz na Publicidade», com Manuel Faria. No concerto de encerramento, participarão os músicos Camané, João Pedro Pais, Luís Represas, Mafalda Veiga, Maria João, os irmãos Feist, Paula Oliveira, Paulo Gonzo e Rui Veloso.

Este ano, a iniciativa colabora com o ministério da Educação, de forma a sensibilizar as escolas do ensino básico e secundário de todo o País para a importância da voz, tanto nas crianças, como nos adultos, em particular os professores. O OVCHSM está ainda a realizar, desde segunda-feira e até 16 de Abril, rastreios de voz, abertos à população em geral.

Além de Mário Andrea, fizeram parte do júri dos Prémios Voz 2008 o director da Faculdade de Medicina, José Fernandes e Fernandes, o cantor Luís Represas, o membro do conselho de administração do HSM Jorge Poole da Costa, o professor da Faculdade de Medicina Óscar Dias e a terapeuta da fala Gabriela Torrejano.


Diário Digital / Lusa
 
Topo