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Europa quer maior divulgação do 112

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Europa quer maior divulgação do 112

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Inaugurado em 3 de Junho, o novo site http://ec.europa.eu/112 reúne informação sobre o funcionamento do número de emergência único europeu, nos diversos Estados-membros.

O objectivo da Comissão Europeia é que o 112 seja mais divulgado junto dos cidadãos da União Europeia (UE), quando se aproximam as férias de Verão.

Através deste novo site, fica-se a saber, por exemplo, que Portugal tem, oficialmente, um dos melhores valores em tempo de resposta às chamadas de emergência, dentro do espaço comunitário. A Bulgária é o único Estado-membro da UE onde o serviço 112 não está operacional.

O site "ec.europa.eu/112" explica aos cidadãos a maneira de utilizar o "112" quando viajam dentro da UE e indica como é que este número de emergência funciona nos diversos Estados-membros, fornecendo informações tais como a rapidez com que as chamadas são tratadas em cada país.

Os indicadores revelam que Portugal cumpre as normas comunitárias, mas, tal como outros 9 países, Bruxelas não esclareceu sobre a capacidade dos centros de emergência nacionais atenderem as chamadas em, pelo menos, uma língua comunitária que não a Portuguesa, como determina a legislação.

Nos restantes parâmetros, Portugal cumpre a lei comunitária, tendo já tornado operacional a localização automática do autor da chamada em ligações a partir de um telemóvel, uma das imposições da legislação, e que suscitara no ano passado um processo movido por Bruxelas contra Portugal junto do Tribunal de Justiça Europeu.

Na sequência de chamadas para o 112, quer por telefone fixo, quer por telemóvel, os operadores de telecomunicações são obrigados a fornecer aos serviços de emergência informação sobre a localização do autor da chamada, desde que seja tecnicamente viável, e, no nosso caso, isso ainda não estava garantido nas chamadas a partir de telemóveis.

Quanto ao tempo de resposta às chamadas de emergência, em Portugal varia entre os 06 e 20 segundos, um dos melhores valores dentro do espaço comunitário.

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112 foi introduzido em 1991 mas ainda é desconhecido de muitos

Segundo um inquérito divulgado em Fevereiro passado pela Comissão, só 22 por cento dosImage cidadãos da UE, e 21 por cento em Portugal, identificam espontaneamente o "112" como o número telefónico de emergência europeu único.

O número de emergência europeu 112 foi introduzido em 1991 com o objectivo de disponibilizar um único número para as chamadas de emergência em todos os Estados-Membros, tornando assim os serviços de emergência mais acessíveis, em especial para os viajantes.

Apesar de as autoridades nacionais terem a obrigação a informar os cidadãos da existência do 112, cerca de 71 por cento dos europeus (a mesma percentagem para os portugueses) afirmam não ter visto ou ouvido qualquer informação sobre esse número nos últimos 12 meses. A legislação comunitária exige, desde 1998, que os Estados-Membros assegurem que todos os utilizadores finais de serviços fixos e móveis possam chamar gratuitamente os serviços de emergência utilizando o número 112.

Os operadores de telecomunicações são obrigados, desde 2003, a fornecer as informações de localização da chamada aos serviços de emergência, para que estes localizem e descubram a tempo as vítimas dos acidentes. Os Estados-Membros devem ainda assegurar que os cidadãos sejam informados da existência e finalidade do número 112.

Lembrando que se aproximam as férias, a Comissão Europeia lamenta que ainda haja um Estado-membro da União Europeia onde o serviço "112" não está operacional, a Bulgária, instando as autoridades búlgaras a tomarem as medidas necessárias para corrigir rapidamente a situação.

"Estando o serviço 112 operacional em todos os Estados-membros da UE, salvo um, insto todos os Estados-membros a divulgarem-no melhor", afirmou a comissária europeia responsável pela Sociedade da Informação, Viviane Reding.


Texto: HR, c/ Lusa
 
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