• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ex-agente da CIA detido já tinha passado informações à China em 2009

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
[h=2]Um antigo agente dos serviços secretos norte-americanos, detido na segunda-feira por alegados vínculos a Pequim, tinha sido despedido em 2009 de uma tabaqueira japonesa por suspeitas de passar informações para a China, foi hoje noticiado.
[/h]
naom_575d24633b2b8.jpg





De acordo com o jornal de Hong Kong, South China Morning Post, Jerry Chun Shing Lee começou a trabalhar na sede da Japan Tobacco International (JTI) em Hong Kong, em 2007, no mesmo ano em que deixou a CIA, como responsável das investigações contra contrabando e falsificações, mas foi despedido dois anos depois.




Um antigo executivo da JTI garantiu que um ano após Lee começar a trabalhar na empresa, as operações de que este tinha conhecimento falharam, devido à intervenção das autoridades chinesas, indicou o jornal.



"Ainda que não pudéssemos provar, suspeitávamos que ele passava os detalhes das nossas investigações (...) para as autoridades do continente [chinês]", afirmou o antigo executivo.



Lee, cidadão norte-americano naturalizado que reside em Hong Kong, começou a trabalhar para a CIA em 1994.



O antigo agente trabalhava presentemente nos serviços de segurança da leiloeira Christie's, em Hong Kong, mas foi despedido após ter sido detido esta semana nos Estados Unidos.



Lee foi detido à chegada ao aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, por posse ilegal de informação classificada.


O homem detinha dois cadernos com nomes de agentes e informadores da CIA na China, assim como os pontos de encontro utilizados por estes.



Segundo a imprensa norte-americana, Lee é suspeito de estar relacionado com o desmantelamento de uma rede de informadores da CIA no país asiático.




nm

 
Topo