• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ex-alunos da UM desenvolvem aplicação para pessoas com deficiência

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Ex-alunos da Universidade do Minho desenvolvem aplicação para pessoas com deficiência

34639_230x180.jpeg

Três antigos alunos da Universidade do Minho desenvolveram uma tecnologia inovadora, que permite às pessoas com problemas de comunicação permanentes ou temporários exprimir as suas necessidades humanas básicas, recorrendo a um menu intuitivo que lhes permitem expressar o seu pedido ou desejo, utilizando um sintetizador de voz. A solução “Help Talk” foi recentemente distinguida com um prémio europeu da Fundação Vodafone e pretende ser implementada na área social, na saúde e na educação.

Esta aplicação foi pensada e criada na 1000 Empresas, entidade de base tecnológica de Guimarães liderada por Rui Alves, Mónica Alves e Leandro Barbosa, ex-alunos das licenciaturas em Informática de Gestão e Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho. Concebida especialmente para ser utilizada em smartphones, a “Help Talk” apresenta um conjunto de ícones que, quando pressionados, permitem ao utilizador transmitir necessidades básicas como “tenho sede” ou “estou com dores” a profissionais de saúde ou à família, dando inclusivamente pormenores sobre essas necessidades. Além disso, o utente poderá usar o teclado para expressar vontades adicionais, ativar um pedido de ajuda urgentegente que envia automaticamente uma mensagem pré-configurada para os destinatários previamente definidos ou, ainda, solicitar um pedido de localização, que situa o detentor do telemóvel através das coordenadas GPS.
?Nova versão com suporte para diversas patologias

“Este prémio permitiu tirar da gaveta uma ideia que j á fazia parte dos nossos projetos. Tendo tomado conhecimento de um estudo relativo à eficácia da comunicação com o cliente ventilado e seus níveis de satisfação, facilmente se constatou que, no mercado, não existem opções fáceis e intuitivas para estabelecer este tipo de comunicação”, explica Leandro Barbosa. “Pretendemos criar uma comunidade em torno da aplicação e do seu website para que, através da criação e partilha de perfis, possamos enriquecê-la cada vez mais. A Help Talk permitirá a criação de perfis específicos para patologias distintas (mudez, afasia ou doenças de Parkinson e Alzheimer) ou poderá simplesmente ser personalizado à medida de cada utilizador”, acrescenta. O próximo passo é desenvolver o Help Talk Pro, uma versão otimizada para instituições. Por enquanto, a aplicação está disponível em inglês, o que explica a boa recetividade por parte de outros mercados, mas o objetivo é que seja difundida em vários idiomas.

“Os conhecimentos adquiridos na frequência das respetivas licenciaturas, o grau de exigência imposto pela UMinho e a qualidade e competência dos seus docentes têm-se revelado fundamentais no nosso desempenho profissional. O know how de qualidade, o espírito crítico e a constante procura da eficácia que nos foi transmitido têm pautado o nosso dia-a-dia. Estas características têm sido muito importantes no universo profissional, permitindo-nos responder às solicitações do mercado de forma efetiva, estando sempre atentos à inovação tecnológica e às oportunidades de negócio”, diz Leandro Barbosa.

in Correio do Minho

Fonte: deficiente-forum
 
Topo