• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ex-motorista de Bin Laden em risco de prisão perpétua

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Um responsável militar norte-americano, presente durante a detenção no Afeganistão de Salim Hamdan, não confirmou, esta terça-feira, que o antigo motorista de Osama Bin Laden transportava mísseis na sua viatura, refere a Lusa.

Durante o segundo dia deste mediático julgamento, a testemunha (cuja identidade é protegida) contou ter chegado logo a seguir à detenção e constatado que «vários mísseis estavam num veículo», mas «não pôde dar a certeza de que o veículo era o de Hamdan», revelou à imprensa o major Gail Crawford, porta-voz dos tribunais militares de excepção.

Pelo contrário, um outro militar norte-americano presente no terreno na altura da detenção (cuja identidade também não foi revelada) garantiu que os «dois mísseis», a par de bilhetes de avião, passaportes e dinheiro tinham sido encontrados na viatura do ex-motorista de Bin Laden.

Bush aperta «o cerco» a Bin Laden
Guantanamo: veja o primeiro vídeo divulgado de um interrogatório

Durante este julgamento, que deverá durar pelo menos duas semanas, seis juízes militares vão determinar se Salim Hamdan é culpado de «conspiração» e de «apoio material ao terrorismo». O veredicto será decidido por uma maioria de dois terços.

Caso seja condenado, a pena de prisão perpétua é uma possibilidade para Salim, naquele que é o primeiro julgamento por crimes de guerra nos EUA desde a II Guerra Mundial.

O iemenita Hamdan, que recebia um salário de 200 dólares como motorista de Osama Bin Laden, foi capturado pelo exército afegão em Novembro de 2001 e entregue logo a seguir ao exército dos EUA. Em Maio de 2002, foi levado para Guantanamo e converteu-se num dos primeiros prisioneiros a enfrentar acusações de crimes de guerra.


IOL :right:
 
Topo