Olá Amigo Marques,
Pois eu também estou com o mesmo problema.
Ao ajudar com a mão as ventoinhas do exaustor a arrancarem estas por vezes arrancam outras não, retirei todo o bloco do motor e tentei retirar as ventoinhas para ter acesso ao que penso ser o dito condensador (é o mesmo que uma bobina?com cobre?) bem no entanto não consegui retirar as ventoinhas pois os parafusos (2) que fixam o dito condensador ficaram moídos, não voltei a forçar os parafusos mas se realmente for essa bobina lá terei que os retirar.
Acabei por levar todo o bloco do motor a uma loja que vende peças originais na Rua Portugal Durão nº1 em 1600-183 Lisboa (perto da Praça de Espanha)
(website: ELFRIMA, Lda.) e levei todas as referencias do exaustor, porém qual não foi o meu espanto quando a sra da loja me diz que só vendem o motor completo e que este custa cerca de 221 euros, bem isso era preferível comprar um exaustor novo com garantia a brilhar.
Tal como o meu amigo Marques diz só compensa se for o condensador, e eu penso e espero que seja, gostaria de lhe perguntar se me indica #ONDE# comprar só o condensador.
Só mais uma pergunta, será possível que a gordura acumulada nas ventoinha faça com que isto aconteça?
E será que ao lavar com uma máquina de vapor vai resolver o problema, o motor pode apanhar água ao lavar e depois deixar secar bem e colocá-lo?
Já agora cá vão os dados do exaustor: Marca: ZANUSSI
Modelo: ZHC 605X
PNC: 94961075400
220-240 V - 50HZ
Serial n. 440 11564
Type: 3802
Obrigado desde já amigo Marques.
Nuno, faltou dizer que o condensador do meu estava fora do motor dentro de uma pequena caixa agarrada 'a caixa plastica que envolve o motor e a ventoinha.
para o companheiro nuno césar
aquilo que falas em cobre sao as bobines, o condenssador custuma ser branco c, duas pontas de fio preto na maioria das vezes, já agora uma pergunta, tu quandos rodas c, mao arranca bem tanto para um lado como para o outro ou só roda num sentido e isto porquê : se roda para os dois lados embalando c, a mao é de certesa o condenssador agora se roda sempre para o mesmo lado mas lentamente pode ser as indutoras do motor em semi curto.
fiquem bem que vem lá o fim de semana e vou sair.
bom fim de semana para todos.
Amigo Marques. Nem sempre os motores têm de ter condensadores. Depende da forma como são construidos. Repara num motor de uma ventoínha. Não tem nada. Repara num motor de ventilação de um microndas. Não tem nada.boas companheiro
se os dois motores usarem escovas que raramente aconteçe nestes extratores domesticos, nao tem condenssador agora se nao tem escovas tem de ter, mete uma foto do extrator para o identificar melhor porque basta seguires a cablajem toda para consguires ver o dito cujo.
por outro lado a questao de fundir as lampadas nao tem a ver c, isso mas sim mau contacto nos suportes ou fios largos nas ligaçoes.
atençao que há uns cond. c, porca, rosca de 8 mm e costumam estar ou na entrada perto onde entra a corrente, ou na estrutura metalica do aparelho.
por outro lado já tem aconteçido nao fazer bem as comutaçoes no bloco de teclas (sujidade nos contactos c, carvao ou gordura)
E entao amigos e quanto a minha questao ha alguma sugestao .
Obg