• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Explicado mistério de bode 'machão' que dava leite como as cabras

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Um bode hermafrodita, que foi macho exemplar de um rebanho, dava também leite como as cabras devido a problemas na actividade enzimática, concluíram investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

"Este animal tinha tudo bem enquanto macho e dava leite de excelente qualidade", disse hoje à agência Lusa o professor Fernando Delgado, responsável da equipa que realizou a investigação.

Cruzado de ‘Saannen’, uma raça oriunda dos Alpes suíços habitualmente generosa na produção de leite de boa qualidade, o chibo pertencia ao criador Amândio Inácio, da Cidreira, arredores de Coimbra, e foi vendido no início do ano passado à ESAC, que estava interessada em estudar o animal.

Ao fim de vários meses, o bode acabou por morrer devido a uma infecção por um vírus, num momento em que os investigadores já tinham efectuado os diferentes exames laboratoriais que permitiram chegar a conclusões científicas.

"Excluiu-se a suspeita de desequilíbrio cromossómico e verificou-se uma significativa alteração dos perfis hormonais", segundo o estudo a que a Lusa teve acesso.

Os testes confirmaram "a presença de níveis anormais da aromatase", uma enzima que "tem a capacidade de transformar a testosterona em estrogénio", disse Fernando Delgado.

Além dos testículos, como qualquer macho normal da sua espécie, o bode tinha ainda duas tetas, uma mais desenvolvida do que a outra e cheia de leite, como a Lusa verificou em Dezembro de 2011, no âmbito de uma reportagem sobre o fenómeno, em que entrevistou o pastor Amândio Inácio.

O animal padecia de ginecomastia, designação científica do aumento dos tecidos mamários nos machos, uma anomalia que também acontece nos humanos.

A ginecomastia "pode ser explicada pela presença elevada da aromatase", sublinhou Fernando Delgado.

Um bode que, afinal, "quanto mais macho, mais fêmea", sintetizou o veterinário e professor.

Constituída por Sandra Gamboa, Andreia Quaresma, Bruno Mamede, Pedro Pinto Bravo e Fernando Delgado, a equipa da ESAC realizou estudos hemáticos, citogenéticos, hormonais e espermáticos ao animal, contrapondo os resultados aos equivalentes obtidos numa cabra e num bode normais.

Enquanto pastou nos campos verdes do Mondego, com 104 ovelhas e 11 cabras, o chibo, pouco latino e mais alpino, foi motivo de galhofa e curiosidade das pessoas.

Um dia, o dono de um restaurante da Cidreira, que ainda não conhecia a história, perguntou ao criador: "Então, já tirou o leite ao carneiro?".

Amândio Inácio respondeu: "Ao carneiro não tirei, mas já tirei ao bode".

Uma idosa intrometeu-se na conversa, manifestando-se indignada com o conteúdo supostamente malicioso das palavras.

Em tempo de vacas magras, o bode dava mesmo leite de qualidade em abundância.

nmt
 
Topo