Portal Chamar Táxi

Faltam genéricos nas farmácias portuguesas

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Faltam genéricos nas farmácias portuguesas
Várias farmácias estão a entrar em ruptura de "stocks" de medicamentos genéricos por ausência de um período transitório na redução do preço que entrou em vigor no início do mês, alertou a Ordem dos Farmacêuricos (OF).
Segundo a OF, ao contrário de outras reduções no preço dos medicamentos decretadas pelo Governo, em que foi concedido um prazo para escoamento dos medicamentos com preço antigo, desta feita o Ministério da Saúde impossibilitou a vigência de um período transitório, levando à devolução aos distribuidores de milhares de embalagens.
Em comunicado a ordem garante que os farmacêuticos estão a fazer todos os esforços para suprir a falta de stocks de genéricos, uma situação criada pela ausência de um período transitório para ecoamento dos genéricos com preço antigo.
"A Ordem dos Farmacêuticos alertou atempadamente para a situação mas esta não foi remendada. Conscientes das necessidades dos utentes, as farmácias esperam poder conseguir normalizar a situação nos próximos dias", adianta.
Segundo os farmacêuticos, a redução do preço dos medicamentos genéricos, em vigor desde o dia 01 de Outubro, ainda não permitiu o regular funcionamento do mercado, "como comprovam as rupturas de "stoks" em diversas farmácias e as várias reclamações dos utentes que se vêm na impossibilidade de adquirir os medicamentos que tornam habitualmente". "Dadas as dificuldades em proceder a uma logística inversa na cadeia do medicamento para remarcação de preços, era assim previsível que durante algumas semanas os genéricos estivessem esgotados na maioria das farmácias", refere.
A Ordem explica ainda que apesar de o mercado estar lentamente a voltar à normalidade, surgem ainda entraves resultantes do período em que os genéricos estiveram esgotados.

Fonte:Correio dos Açores
 
Topo