Portal Chamar Táxi

Famalicão: 30 mil crianças visitaram museus em cinco anos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Famalicão: 30 mil crianças visitaram museus em cinco anos

Mais de dez mil crianças do Ensino Básico e Secundário de Famalicão visitaram, este ano lectivo, os sete museus existentes no concelho, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

«Em cinco anos, quase trinta e duas mil crianças visitaram museus e receberam educação para o património«, frisou Armindo Costa, o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão.

Sete museus foram assim «descobertos» nos últimos cinco anos por aqueles alunos que participaram na iniciativa «Viagens pelo Património Cultural», organizada pela autarquia local. O programa, iniciado há cinco anos, tinha como objectivo dar a conhecer às crianças e aos jovens o património de Famalicão.

As «Viagens pelo Património Cultural» ou «Maletas Pedagógicas», como também é conhecido o projecto, levou técnicos da autarquia às escolas e aos museus. O Museu Camilo Castelo Branco, o Museu do Surrealismo, o do Caminho-de-Ferro, o Museu de Bernardino Machado, o da Indústria Têxtil do Ave, a Casa-Museu de Soledade Malvar e a Estação Arqueológica de Delães, foram os espaços visitados.

Cada aluno participante no projecto tinha um passaporte que carimbava após a visita a cada museu. Esta tarde, o presidente da Câmara de Famalicão entregou a escolas e a algumas crianças o «passaporte» para uma visita ao Oceanário de Lisboa, como prenda pelo interesse manifestado pelo património local.

Com um investimento total de 305 mil euros, comparticipado em 50% por fundos comunitários, a autarquia famalicense decidiu continuar o projecto mesmo sem a ajuda financeira do Programa Operacional da Cultura.


Diário Digital / Lusa
 
Topo