- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,600
- Gostos Recebidos
- 1,226
Uma simples mudança no caminho que faz para o trabalho todos os dias pode beneficiar o seu cérebro. Quem o diz é o neurologista Richard Restak no livro 'How To Prevent Dementia' ('Como Prevenir a Demência', em tradução livre).
O neurologista refere-se à teoria da reserva cognitiva, ou seja, a "representação armazenada no cérebro do conhecimento, da experiência e dos eventos que se acumulam ao longo da vida de uma pessoa".
Assim, quanto maior for a nossa "reserva cognitiva", maior será a proteção contra a demência. "Um investimento ao longo da vida na construção da reserva cognitiva leva a uma cognição e a um pensamento saudáveis na velhice" defendeu no livro.
Ora, uma das formas de aumentar esta reserva é ler, especialmente ficção. Outra é fazer quebra-cabeças. Ou seja, o ideal é aproveitar a deslocação até ao trabalho (se for de transportes públicos, é claro) para exercer algumas destas atividades. Se se deslocar de carro poderá aproveitar as pausas no trabalho, por exemplo.
"Há pesquisas que sugerem que existem coisas que todos podemos fazer para proteger a saúde do nosso cérebro e aumentar a nossa reserva cognitiva, tornando o cérebro mais resiliente, independentemente da idade em que começamos", defendeu Jacqui Hanley, líder da pesquisa da Alzheimer's Research UK.
"Se alguém com uma elevada reserva cognitiva desenvolve demência, estudos descobriram que estas pessoas, geralmente, apresentam sintomas de Alzheimer cerca de cinco anos mais tarde do que aquelas que não estimulam o cérebro regularmente", diz ainda.
Para a especialista, nunca é tarde demais para fazer mudanças positivas no estilo de vida, pelo que os quebra-cabeças, como palavras cruzadas, sudoku ou outros, são a maneira ideal de desafiar o cérebro.
Como ler mais: dicas que pode seguir
Tal como os quebra-cabeças, talvez a leitura é uma ferramenta útil para aumentar a reserva cognitiva. Ora, se é daquelas pessoas que lê pouco e tem dificuldade em concentrar-se, há pequenos truques que poderá seguir e que a longo prazo farão uma grande diferença.
- Comece com pequenos objetivos
- Mantenha a consistência
- Escolha livros que lhe interessam
- Crie um ambiente favorável à leitura
