kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 3
Para as agências de segurança norte-americanas, a Apple ou a Google não deveriam estar autorizadas a vender aparelhos invioláveis, que podem ser usados para fins terroristas.
A Polícia Federal norte-americana (FBI) e a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) querem impedir grandes grupos da Internet, como Apple ou Google, de porem à venda telemóveis encriptados invioláveis.
O argumento usado para justificar a pretensão é o do risco de estes aparelhos serem utilizados para fins terroristas ou criminosos.
Na segunda-feira, perante uma plateia de peritos em cibersegurança reunidos em Washington para um colóquio, o chefe da NSA, almirante Mike Rogers, repetiu o grito de alarme feito em outubro pelo diretor do FBI, James Comey.
"Não, não se deve deixar a indústria comercializar telefones portáteis invioláveis, dos quais só o utilizador possuiria a chave de acesso aos dados, como números, fotos ou mensagens", disse Rogers.
O chefe da NSA desejou que se alcance um compromisso com a indústria, para que se estabeleça um "quadro legal" que permita à polícia ou aos serviços de informações o aceso aos dados do telemóvel de uma pessoa visada por um processo judicial, por exemplo. "Este é um verdadeiro problema de segurança nacional", estimou.
dn