- Entrou
- Mai 8, 2007
- Mensagens
- 5,572
- Gostos Recebidos
- 203

Platini diz que faltou a audição no Comité de Ética da FIFA porque já foi «julgado e condenado»
O presidente (suspenso) da UEFA, Michel Platini, justificou a sua ausência da audição de quinta-feira no Comité de Ética da FIFA por considerar que já foi «julgado e condenado».
«Decidi não comparecer perante vós para apresentar as minhas explicações apenas por duas razões: já fui julgado e já fui condenado. Não sou eu que o digo, mas vós, as instâncias internas da FIFA, os vossos porta-vozes autorizados», escreveu o líder do organismo, em declaração escrita e lida pelos seus advogados perante a Comissão de Ética.
O antigo internacional francês aponta a circunstância de dois responsáveis da FIFA - Domenico Scala, presidente da Comissão Eleitoral, e Andrea Bantel, porta-voz da Câmara de Instrução do Comité de Ética - terem manifestado publicamente apoio à sua condenação.
«O meu processo está, portanto, julgado. Não tenho mais confiança nas instâncias disciplinares da FIFA, que já mostraram a sua parcialidade, o seu preconceito, a sua incapacidade de respeitar a confidencialidade, a presunção de inocência e os direitos da defesa», acrescentou ainda Platini.
O ainda candidato à presidência da FIFA está suspenso temporariamente até 5 de janeiro, com a possibilidade de ser irradiado do futebol, por ter aceitado receber, do também suspenso presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, 1,8 milhões de euros por um trabalho de consultadoria realizado em 2002 sem contrato escrito.
O veredito deverá ser conhecido na próxima segunda-feira.