• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fluviário Mora ganha Prémio Melhor Museu Português de 2008

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Fluviário Mora ganha Prémio Melhor Museu Português de 2008

O Fluviário de Mora foi considerado pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) o Melhor Museu Português 2008, recebendo a Menção Honrosa os Museus de Arte Contemporânea de Elvas e Arqueológico do Fundão, foi hoje anunciado.

Estes prémios distinguem anualmente ainda, a Melhor Exposição, o Melhor Catálogo e o Melhor Serviço de Extensão Cultural.

O Prémio Melhor Exposição foi entregue ao Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, pelo conjunto de exposições apresentadas.

Os museus do Neo-Realismo, em Vila França de Xira, Marítimo de Ílhavo (Aveiro), bem como o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian pelo catálogo da exposição sobre Amadeo de Souza-Cardoso e a Divisão de Publicações da Assembleia da República pelo catálogo da exposição dos tratados internacionais, partilham o Prémio Melhor Catálogo.

Os museus das Comunicações e da Colecção Berardo, ambos em Lisboa, recebem o Prémio Melhor Serviço de Extensão Cultural.

Bianualmente é atribuído o Prémio para o Melhor Trabalho de Museologia que foi entregue, este ano, a Marta Rocha Moreira da Faculdade de Arquitectura do Porto pela sua tese «Da casa ao museu», sobre os projectos casa-museu.

A museóloga e historiadora de arte Adília Alarcão receberá o Prémio Carreira.

Este ano, a Associação distinguiu também um trabalho jornalístico sobre museus, tendo o galardão sido entregue aos jornais Diário de Notícias do Funchal e Público.

O Prémio Melhor Site coube ao Museu da Polícia Judiciária, pelo projecto SOS Azulejo.

A Associação Portuguesa de Museologia tem como objectivo, entre outros, «promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam», segundo nota daquela instituição.

A Associação promove várias reuniões de técnivos e profissionais de Museus e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações.

«Realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas», é outro dos objectivos da Associação.

No ano passado, o Prémio para Melhor Museu Português foi partilhado pelos museus municipais de Faro e Coruche.Os Prémios da Associação Portuguesa de Museologia têm apenas um valor simbólico e não pecuniário.




Diário Digital / Lusa
 
Topo