kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

O Fundo Monetário Internacional, que discutiu esta quarta-feira a sétima avaliação da troika a Portugal, aprovou o pagamento da oitava tranche do empréstimo acordado, no valor de 657,47 milhões de euros, informou o Fundo.
Em comunicado, a instituição liderada por Christine Lagarde esclarece que a conclusão da sétima avaliação permite o desembolso imediato de 574 milhões de dólares (ou 657,47 milhões de euros), elevando os montantes já desembolsados pelo FMI para os 19,7 mil milhões de dólares (ou 22,55 mil milhões de euros).
O conselho de administração do Fundo aprovou também o pedido de alteração dos critérios de desempenho para o final de junho deste ano, apresentado por Portugal, refere o comunicado.
A sétima avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) de Portugal foi a mais longa desde o início da intervenção, há cerca de dois anos.
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresentou os resultados deste exame regular da 'troika' (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) a 15 de março, mas o FMI só hoje debateu esses resultados e Bruxelas só deverá fazê-lo nas reuniões do Eurogrupo e do Ecofin a 20 e 21 de junho.
Quando o ministro das Finanças apresentou os resultados da sétima avaliação regular, a 15 de março, faltavam ainda duas ações prévias para que o processo fosse concluído: a apresentação do quadro plurianual de despesa, que foi incluído no Documento de Estratégia Orçamental, e a apresentação de cortes na despesa.
jn