kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
A fotografia que se tornou viral começou por ser partilhada no Reddit.
A fotografia de Abdul a vender canetas com a filha ao colo tornou-se viral. Uma campanha para os ajudar já juntou mais de 140 mil euros.
A história começou com uma fotografia, publicada no Reddit na sexta-feira. "Um pai sírio a vender canetas em Beirut enquanto segura a sua filha que dorme", lia-se no título. A fotografia comovente rapidamente se tornou viral. "Nem sei o que dizer", lia-se nos comentários. "Há tanta angústia na cara dele". Em pouco tempo, a fotografia circulava no Twitter, acompanhada dahashtag #BuyPens (Comprar Canetas). Resultado: Os internautas juntaram forças, encontraram a pequena família, e já angariaram mais de 140 mil euros.
Gissur Simonarson, islandês que gere um site noticioso sobre zonas de guerra e pessoas afetadas por conflitos, começou por partilhar as fotografias do homem no Twitter, pedindo ajuda a quem estivesse em Beirut para o encontrar. Graças ao apoio de cidadãos libaneses, uma jornalista da Sky News e uma ativista do Líbano, o homem foi encontrado e foi criada uma página no IndieGoGo para angariar dinheiro para ele. Embora o objetivo inicial fosse juntar cinco mil dólares, a página criada por Simonarson já conta com mais de 160 mil.
O homem chama-se Abdul, e além da sua filha Reem de quatro anos, com quem surgia na fotografia viral, tem também um filho chamado Abdelillah, de nove anos. De origem palestiniana, Abdul vivia na Síria e trabalhava numa fábrica de chocolate quando rebentou a guerra civil e foi obrigado a fugir com os filhos para o Egito, chegando mais tarde a Beirut, no Líbano. Abdul já disse que, com o dinheiro angariado, quer ajudar outros refugiados sírios e certificar-se de que os filhos têm uma educação.
"Sinto que estou num sonho. Ainda não acredito no que me aconteceu", disse Abdul numa entrevista com a Sky News
dn
dn
