• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fotografia Digital / O que é Pixel?

ferny

GF Prata
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
445
Gostos Recebidos
0
DICAS SOBRE FOTOGRAFIA DIGITAL
  • O que é PIXEL?
O filme das câmeras convencionais foi substituído pelo sensor eletrônico de captura de imagem.

O sensor de captura de imagem, a exemplo da retina do olho humano, é composto de milhões de pequenos sensores que capturam minúsculas partes da imagem, estes micros sensores de luz são chamados de pixel.

Eles ficam dispostos em linhas e colunas numa pastilha de silício.

O número de pixels que um sensor possui determina o quanto se pode ampliar uma imagem. Quanto mais pixels maior a ampliação possível.

Uma câmera de 6 mega pixels possui 6.000.000 de pixels distribuídos numa matriz de 3.000 pixels de largura por 2.000 pixels de altura.
  • SAÍDA DE VIDEO:
Uma forma de ver as imagens disponibilizadas pelas câmeras digitais, é a saída de vídeo.

Com esta saída, conecta-se a câmera diretamente na entrada de vídeo de um televisor ou aparelho de vídeo e pode-se reproduzir na TV ou gravar numa fita de vídeo o que se vê no display de cristal líquido da câmera.

A qualidade da saída não é maravilhosa, mas é uma forma melhor de ver as fotos do que no pequeno visor da câmera.
  • O ISO NAS CAMERAS DIGITAIS:
O ISO de um filme convencional indica a capacidade do filme de conseguir fotografar em baixa quantidade de luz.

Quanto maior o ISO menor a quantidade de luz para se fazer uma fotografia. Quanto maior o ISO maior também os grãos que fazem sua emulsão e menor a nitidez da imagem.

As câmeras digitais também possuem ISO. Dependendo do modelo pode-se escolher um ISO entre 100 e 1600.

Nas câmeras digitais isso não significa que se aumente o tamanho dos pixels. Nas câmeras digitais quando aumentamos o ISO apenas amplificamos eletronicamente o sinal de cada pixel. Assim, mesmo com pouca luz temos um sinal de boa qualidade para fazer uma imagem.
  • O QUE É INTERPOLAÇÃO?
Algumas câmeras aumentam o tamanho dos arquivos utilizando uma técnica chamada interpolação.

Numa imagem interpolada, pixels extras são inseridos entre os pixels capturados. A estes pixels extras são dados valores de cor que estão entre aqueles que o rodeiam.

Assim se consegue que a imagem fique maior sem aparente perda de qualidade.
 
Última edição por um moderador:
Topo