• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

França. Há uma cidade com transportes gratuitos para todos os residentes

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_6585a80ef0db6.jpg


Montpellier, no sul de França, é a mais recente cidade da Europa a permitir que todos os residentes usufruam de transportes públicos (elétrico e autocarro) gratuitos. A medida está em vigor desde quinta-feira à noite, com o uso de um passe especial.






Contudo, revela o jornal The Guardian, os visitantes e turistas vão continuar a pagar 1,60 euros por cada viagem.


No Luxemburgo, as tarifas de transportes para os habitantes locais já tinha sido eliminada em 2020, depois de Tallinn, na Estónia, ter implementado esta política em 2013.


O presidente da Câmara de Montpellier, Michael Delafosse, tinha feito esta promessa aquando da sua eleição, há três anos, numa iniciativa que fazia parte de um "compromisso europeu com o clima e o poder de compra".


Logo em 2020, o autarca introduziu viagens gratuitas ao fim de semana e, no ano seguinte, alargou-as a todos os jovens com idade até 18 anos ou maiores de 65 anos, durante toda a semana.


Dados da Agência France Presse (AFP) dão conta que apenas 86 mil pessoas tinham um passe de transportes públicos em Montpellier. No entanto, após esta iniciativa, o número triplicou nos últimos dias, para 260.000 pessoas.

IN:NM
 
Topo