- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,724
- Gostos Recebidos
- 1,187
Quatro cidadãos franceses foram detidos após viajarem propositadamente para Camberra, capital da Austrália, com o objetivo de realizarem um roubo milionário avaliado em dez milhões de dólares australianos (cerca de 5,7 milhões de euros).
Segundo a Polícia de Camberra, num comunicado divulgado esta quinta-feira, o crime ocorreu no passado dia 12 de outubro numa residência da capital australiana. No entanto, o alerta só foi dado três dias depois.
Na altura, as imagens das câmaras de segurança mostraram dois homens a invadir a habitação e a furtar mais de 70 artigos, incluindo malas de luxo, relógios e joias. Entre os bens levados, está um relógio suíço que vale cerca de cinco milhões de dólares australianos (cerca de 2,8 milhões de euros).
"Estes artigos são exclusivos, valiosos e de difícil revenda. Acredita-se que estes crimes tenham sido uma operação dirigida pelos alegados criminosos, que viajaram para a Austrália especificamente para os cometer", indicou a polícia.
Durante a investigação, a autoridade conseguiu perceber que um carro - um Mitsubishi Outlander - entrou e saiu várias vezes da zona onde ocorreu o furto, antes de os dois homens invadirem a habitação.
O veículo tinha sido alugado por um cidadão francês após a sua chegada à Austrália, a 7 de outubro, apenas uma semana antes do roubo. Este cidadão, adiantou a polícia, vinha acompanhado outros três homens, também franceses.
"Estou na polícia há muito tempo. Nunca vi um roubo desta magnitude... e com pessoas a virem de avião do outro lado do mundo", disse o inspetor Mark Battye, citado num vídeo da polícia, acrescentando que o crime parecia "de filme".
IN:NM
