kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Presidente mexicano está numa visita de Estado a França
Autoridades dizem que construção do túnel por onde fugiu narcotraficante só foi possível com apoio de funcionários da prisão. Presidente começava a recuperar popularidade perdida com massacre de Iguala
Fevereiro de 2014. Joaquín Guzmán, conhecido como "El Chapo", era capturado após 13 anos em fuga. Peña Nieto, que estava na presidência há pouco mais de um ano, era capa da revista Time com o título "A salvar o México", em parte pelo sucesso da luta contra o narcotráfico. Em março, dizia aos jornalistas que seria "imperdoável" se não se tomassem todas as medidas para evitar outra fuga da prisão do narcotraficante mais procurado do mundo. Mas esta acabaria por acontecer no passado sábado, voltando a deixar o presidente debaixo de fogo.
A aprovação de grandes medidas económicas e as detenções de vários narcotraficantes marcaram o início do mandato de Peña Nieto, que chegara ao poder em dezembro de 2012. Mas o sucesso não durou. Em fevereiro de 2014, a percentagem de mexicanos que aprovavam o seu governo (44%) era inferior aos que desaprovavam (46%). O êxito que representou a detenção de "El Chapo", nesse mesmo mês, refletiu-se nas sondagens, com a tendência de queda da popularidade a inverter-se. Não por muito tempo.
dn
