- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,061
- Gostos Recebidos
- 1,096

"Um dos fatores de risco do enfarte e AVC [acidente vascular cerebral] é a pressão alta", lembra Roque Savioli, médico cardiologista há quase 50 anos. Num vídeo publicado na rede social Instagram, explica que esta doença 'silenciosa' "tem causas multifatoriais", que vão da genética e stress ao consumo inadequado de certos alimentos.
Sublinhando que a alimentação assume um "papel crucial" no controlo da pressão arterial, o médico revela alguns "alimentos perigosos". "Os grandes vilões que contribuem para o aumento da pressão arterial", reforça.
1- Sal e alimentos ricos em sódio
"É um dos maiores responsáveis pelo aumento da pressão arterial", diz, lembrando que o sal "deve ser usado com moderação na preparação da comida e não deve ser levado para a mesa".
2- Enchidos, presunto, salsichas, salame, 'fast food' e, entre outros, salgados
Também "contêm elevadas quantidades de sódio, prejudicando o controlo da pressão [arterial]".
3- Molhos prontos
"De nada adianta ter um belo prato de salada encharcado com molhos prontos", defende.
4- Cafeína
"Presente no café, chá preto e mate, e em bebidas energéticas, a cafeína pode causar um aumento temporário da pressão arterial, principalmente em pessoas sensíveis a esta substância ou aquelas que não têm o hábito de consumi-la regularmente", explica. Por tudo isto, "o seu consumo deve ser moderado".
5- Alimentos processados e ultraprocessados (refeições prontas, bolachas, molhos prontos, enlatados, gelados e refrigerantes)
São ricos em sódio, gorduras saturadas e conservantes. Além disso, "o excesso de gorduras saturadas pode levar a uma acumulação de placas de gordura nas artérias, dificultando a circulação e sobrecarregando o coração", avisa o médico cardiologista.
6- Bebidas alcóolicas
"O álcool em excesso pode desencadear um aumento da pressão arterial. A longo prazo, o consumo frequente de bebidas alcóolicas também pode aumentar a pressão arterial, devido ao impacto negativo sobre o sistema cardiovascular."
7- Açúcar e carboidratos refinados (pão branco e, entre outros, doces)
Os níveis de insulina no sangue aumentam com o consumo destes alimentos, o que pode levar à retenção de sódio e aumentar a pressão arterial.
IN:NM