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Fumo branco a sair do motor

Rey400

GF Prata
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Ola a todos!

Como tinha referido antes a junta do meu daewoo matiz cedeu e a água misturou-se no óleo. Inicialmente tinha pensado em me desfazer do carro mas o pai de um amigo meu que já foi mecânico decidiu ajudar-me e ontem metemos mão à obra.

Desmontamos tudo e a junta simplesmente estava toda podre, podre mesmo de tal forma que saía aos bocados a desfazer-se toda..

Não entendo como é que a junta se desfez assim eu apenas uso anticongelante nunca usei água da torneira e ela não tinha assim tanto tempo..

O tubo que ia do termostato pro radiador da soffagem estava obstruído com lama tipo uma pasta cor de ferrugem por isso acho que foi disso que a soffagem deixou de fazer quente..

Depois de meter tudo ao sítio e colocar tudo novo, junta, correias, óleo, água destilada e filtro óleo o carro liga mas tremelica e sai fumo branco com cheiro a gasolina da parte da frente do motor..

Do que será? O fumo parece sair daquele tubo de escape que sai do motor, o fumo sai por baixo desse tubo. Já pensei que ao se tirar a cabeça tenha caído óleo para lá mas acho que não é motivo pra fumo assim.. Já verifiquei se esse tubo está bem apertado e está mas não mudamos essa junta era necessário ser mudado junta do escape? Alguém tem ideia do que possa ser?

O óleo permanece limpo a água um pouco suja mas isso é a limpar o circuito.. Do que poderá ser?

O fumo não sai pelo escape lá atrás, sai sim à frente no motor.

Qualquer ajuda é bem vinda!

Obrigado!
 

pmdias

GF Prata
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Isso assim e dificil dizer-te do que poderá ser, deixa aquecer bem o motor para ver se deixa de fazer esse fumo, provavelmente caiu oleo em cima da linha de escape/colector.
 

miguel.norte

GF Prata
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Dez 16, 2006
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À uns tempos atrás foi discutido num outro tópico a diferença entre fazer uma reparação barata e uma reparação por profissionais!

Digo isto porque o serviço que fizeste parece que não foi feito correctamente!

A cabeça foi façejada, o bloco não foi testado! A justa no colector de escape deve sempre ser trocada! As válvulas deveriam ser rodadas, etc ! Não te quero decepcionar, mesmo que resolvas o problema, isso vai voltar a dar de si!

Como diz o colega PMDIAS, sem ver é difícil diagnosticar!

Esses tres sintomas que enuncias-te, podem ser varias coisas, agora estes três sintomas podem ser um único problema, se for .......
 

j.s@ntos

GF Ouro
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Rey fumo pode ser derivado a sujidade de quando o bloco foi limpo deve ter caido de cima do tubo de escape. Dá uma volta com o carro e se for só sujo o fumo desaparece, tens ai algo é que nao esta bem e te deves preocupar prioritariamente é esse tremelicar como tu dizes. Isso pode vir de mt coisa e da parte da montagem vou mencionar algumas mais frequentes.

Valvula a vazar
entrada de ar no circuito de alimentação
distribuição
etc

Estes daewoo de 3 cilindros deixam mt a desejar e nem vou invocar te o pior deles:shy_4_02:
 

Rey400

GF Prata
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Olá a todos!

Desde já o meu mt aobrigado pela vossa ajuda.

Bem a cabeça nao foi retificada pq como disse nao queimou foi a junta que apodreceu. Estivemos a ver e estava tudo ok...

O tremelicar acho que foi de nao afinar as valvulas.. Agora que li aqui lembro-me que isso nos escapouc e esquecemos de verificar se tem de ser ajustadas.. Provavemente de mexer na correia deviam de ter ficado com folga ou algo assim vou verificar.

A junta do coletor de escape parecia mt boa por isso nao mudei mas se tem de ser sempre mudada vou comprar uma e iremos mudar..

O coletor de escape cai oleo ao levantarmos a cabeça e limpamos com desperdicio mas ficou molhado á mesma talvez seja disso.. 4f vou limpar melhor, trocar a junta do coletor de escape e afinar as valvulas vou dar uma volta com ele e ja dou noticias!

Mais uma vez o meu obrigado!
 

j.s@ntos

GF Ouro
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Olá a todos!

Desde já o meu mt aobrigado pela vossa ajuda.

Bem a cabeça nao foi retificada pq como disse nao queimou foi a junta que apodreceu. Estivemos a ver e estava tudo ok...

O tremelicar acho que foi de nao afinar as valvulas.. Agora que li aqui lembro-me que isso nos escapouc e esquecemos de verificar se tem de ser ajustadas.. Provavemente de mexer na correia deviam de ter ficado com folga ou algo assim vou verificar.

A junta do coletor de escape parecia mt boa por isso nao mudei mas se tem de ser sempre mudada vou comprar uma e iremos mudar..

O coletor de escape cai oleo ao levantarmos a cabeça e limpamos com desperdicio mas ficou molhado á mesma talvez seja disso.. 4f vou limpar melhor, trocar a junta do coletor de escape e afinar as valvulas vou dar uma volta com ele e ja dou noticias!

Mais uma vez o meu obrigado!

Boas

Caro colega estamos aqui para ajudar e tentar demonstrar procedimentos em rep. de motores. Nao sei se foi o senhor que montou a junta mas deixe que lhe diga que fez um enorme erro que pode ou podia trazer conscoencias mt graves. Nunca mas mesmo nunca se muda uma junta de cabeça que não seja necessario verificar a folga das valvulas(expecto hidraulicas) antes do arranque do motor mesmo em fase experimental.

Num motor as valvulas se trabalham com folgas mesmo minimas devem se respeitar as mesmas. Eu se rectificar um motor, mudar junta de cabeça,etc afino valvulas e depois de 200km digo ao cliente que é necessario ajustar as valvulas. Por vezes verifico as valvulas e elas normalmente não folgam nem atestam mas noutros casos já me deparei com valores fora do normal que quando ouço o motor a trabalhar vejo logo que a ou as valvulas não estam bem.

Folga valvulas para a sua viatura

Motor frio

0,15mm admissão
0,32mm escape

Não leve o meu assunto como provocador nem tão pouco como picardia porque apenas é para esclarecimento. Amigo rey mãos a obra e exponha o resultado
 

adkoni

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Qualquer cabeça que se desmonte deve ser testada (dependendo do que se diagnostique na abertura) e faceada mesmo que seja uma passagem muito leve por ter pouco empeno mas basta o desapertar e apertar para alterar as medidas, devem-se montar sempre juntas novas e pernos as valvulas no minimo devem ser rodadas e levam sempre vedantes novos. Para seu bem espero que seja so sujidade acomulada e logo que queime desapareça esse fumo se não for pode ter deitado dinheiro fora. Como norma o barato sai caro! De novidades!
 

j.s@ntos

GF Ouro
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Qualquer cabeça que se desmonte deve ser testada (dependendo do que se diagnostique na abertura) e faceada mesmo que seja uma passagem muito leve por ter pouco empeno mas basta o desapertar e apertar para alterar as medidas, devem-se montar sempre juntas novas e pernos as valvulas no minimo devem ser rodadas e levam sempre vedantes novos. Para seu bem espero que seja so sujidade acomulada e logo que queime desapareça esse fumo se não for pode ter deitado dinheiro fora. Como norma o barato sai caro! De novidades!

Adkoni a uma pequena coisa que mt gente esquece que é a limpeza do bloco e esse processo é meio caminho para conseguirmos vedar uma junta a . O pessoal mts vezes esquece se que os restos da junta velha raspado no bloco não pode entrar nos orificios tanto na agua como no oleo. As juntas tem que se lhe diga:shy_4_02:

Já montei juntas baratas a pedido de pessoas e não vedarem a 100 por cento e de a uns 8 anos para cá só monto juntas de cabeça da Payen(federal Modug) e vedantes dessa marca salvo só se não houver especificamente para certos modelos ou ruptura de stock. Para mim é a melhor marca que existe só a base de vedação entre cilindros, agua e a zona da passagem do oleo aquela membrana de silicone e amianto encosta qualquer junta ao lado, se por ventura a junta de qual se fala neste tópico ficou a verter oleo para o exterior pode ser derivado a falta de cuidados já mencionados neste tópico(falta de aperto ou aperto incorrecto, falta de limpeza, cabeça empenada)

Já montei centenas de juntas como qualquer outro mecanico e por vezes todos falhamos basta uma minima coisa e volta a desmontar tudo:shy_4_02:

Adkoni és quase meu vizinho e nunca tinha reparado:espi28:
 

adkoni

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Adkoni a uma pequena coisa que mt gente esquece que é a limpeza do bloco e esse processo é meio caminho para conseguirmos vedar uma junta a . O pessoal mts vezes esquece se que os restos da junta velha raspado no bloco não pode entrar nos orificios tanto na agua como no oleo. As juntas tem que se lhe diga:shy_4_02:

Já montei juntas baratas a pedido de pessoas e não vedarem a 100 por cento e de a uns 8 anos para cá só monto juntas de cabeça da Payen(federal Modug) e vedantes dessa marca salvo só se não houver especificamente para certos modelos ou ruptura de stock. Para mim é a melhor marca que existe só a base de vedação entre cilindros, agua e a zona da passagem do oleo aquela membrana de silicone e amianto encosta qualquer junta ao lado, se por ventura a junta de qual se fala neste tópico ficou a verter oleo para o exterior pode ser derivado a falta de cuidados já mencionados neste tópico(falta de aperto ou aperto incorrecto, falta de limpeza, cabeça empenada)

Já montei centenas de juntas como qualquer outro mecanico e por vezes todos falhamos basta uma minima coisa e volta a desmontar tudo:shy_4_02:

Adkoni és quase meu vizinho e nunca tinha reparado:espi28:

Errar é humano e so não erra quem não trabalha!
Ja agora vizinho?????? de onde? :espi28:
 

Rey400

GF Prata
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Boa tarde!

Trago noticias!
Desde já quero agradecer a toda a vossa disponibilidade e ajuda. :espi28:

Ontem afinei válvulas e deixei o carro a trabalhar ao ralenti e reparei que o fumo ia diminuindo ate que secou tudo e desapareceu totalmente mas ainda precisou de uns 25mints. Fui dar uma volta com ele e não voltou a fazer fumo.
Não perde agua e o óleo esta limpo.

Noto apenas que na primeira velocidade ele custa a andar parece que tem pouca potencia tenho de pisar mais no acelerador, depois passo pra segunda e já ta menos preso e depois da terceira pra cima vai bem e ate puxa bem.. não entendo é a primeira e segunda estarem tão presas.. em subidas só com primeira e sobe muito mal.. Ao ralenti esta um pouco alto.
Já me lembrei se aquele fumo todo no colector de escape onde está a sonda lambda (sensor oxigénio) se toda aquela fumarada a danificou.. É que o fumo era mesmo ai e enquanto aquilo não secou levou com aquilo tudo... Embora evapore pra fora não sei se lá dentro também faria fumo.. desculpem a ignorância mas foi o que pensei.. Poderá ser disso ou outra coisa qualquer?
O que dizem vocês especialistas?

Obrigado por todas as vossas ajudas! :espi28:
 

pmdias

GF Prata
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Rey400, tu sabes o processo para afinar as valvulas??
 

Rey400

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Sim. Já afinei mais vezes..
Ensinaram-me assim e costumo fazer da seguinte forma, a não ser que seja errado...
Subo o carro do lado do passageiro, engato a 5 velocidade e rodo o pneu até colocar na marca com a letra y como demonstra no manual. Com a lâmina com o valor correspondente afino as que mostra no manual de oficina do meu carro e depois rodo novamente o pneu até ir à outra marca e afino as restantes com as medidas que forem.. Foi assim que me ensinaram e está no manual do carro esta forma.. Meto a lâmina e vejo se não está muito presa nem muito solta.. É preciso mais alguma coisa?
 

adkoni

GF Prata
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Sim. Já afinei mais vezes..
Ensinaram-me assim e costumo fazer da seguinte forma, a não ser que seja errado...
Subo o carro do lado do passageiro, engato a 5 velocidade e rodo o pneu até colocar na marca com a letra y como demonstra no manual. Com a lâmina com o valor correspondente afino as que mostra no manual de oficina do meu carro e depois rodo novamente o pneu até ir à outra marca e afino as restantes com as medidas que forem.. Foi assim que me ensinaram e está no manual do carro esta forma.. Meto a lâmina e vejo se não está muito presa nem muito solta.. É preciso mais alguma coisa?
Na minha opinião, e provavelmente a opinião da maioria a afinação de valvulas deve ser feita de cilindro a cilindro, 1º as valvulas de admição e de escape do primeiro cilindro e depois ir rodando pela ordem de ignição, deve ter em atenção se afina em quente ou em frio dependendo da especificação do fabricante, mas isto é so uma opinião se ficarem bem afinadas o resultado final é o mesmo.:espi28:
 

pmdias

GF Prata
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As válvulas devem ser afinadas pela ordem de ignição ( 1-3-4-2) Contrabalançar as válvulas do cilindro 4 e afinar as válvulas do cilindro 1, contrabalançar as valvulas do cilindro 2 e afinar as válvulas do cilindro 3, etc...mas se o manual diz para fazer como falas ok...
 

j.s@ntos

GF Ouro
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Errar é humano e so não erra quem não trabalha!
Ja agora vizinho?????? de onde? :espi28:

Vivo na zona de belmonte e eu e o meu irmão temos uma oficina perto de belmonte
 

Rey400

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Ola a todos!

Bem ontem o carro numa subida bem ingreme morreu e não havia nada que o fizesse mexer-se, tive mesmo de chamar o reboque e leva-lo até casa. Ele anda bem em todo lado mas subir não tem força.. Se a subida for ingreme como a de ontem ele começa a subir bem e um pouco mais à frente começa a perder a força até que morre por completo, vai abaixo, não chega até cima e depois ligar liga normalmente mas não tem força pra fazer o ponto de arranque mal o começo arrancar vai se abaixo..
O que poderá ser? Mudei as velas apesar das outras ainda estarem boas e mal as meti senti o carro melhor e pensei que o assunto estava resolvido mas foi só andar uns 30km e morreu na tal subida. Já médi os cabos das velas com um multimetro e todos dão valores bons com excepção daquele que não vai pra nenhuma vela e sim pro arranque que dá 8.6 acho alto mas não sei se será esse o problema.. De resto tudo bom, óleo está bem, água não perdeu nada até agora..
Será distribuidor? Válvula ralenti?

Acho isto estranho porque ele depois de andar anda bem só em primeira parece preso e subidas se forem pequenas só indo embalado com lanço, grandes nem pensar morre.. O problema está na primeira velocidade..

Obrigado a todos.
 

pmdias

GF Prata
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Leva o carro a uma oficina..e dificil dizer o que se passa, depois de voces mexerem em tudo e complicado..alguma coisa que ficou mal feita nessa reparação!
 

j.s@ntos

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Ola a todos!

Bem ontem o carro numa subida bem ingreme morreu e não havia nada que o fizesse mexer-se, tive mesmo de chamar o reboque e leva-lo até casa. Ele anda bem em todo lado mas subir não tem força.. Se a subida for ingreme como a de ontem ele começa a subir bem e um pouco mais à frente começa a perder a força até que morre por completo, vai abaixo, não chega até cima e depois ligar liga normalmente mas não tem força pra fazer o ponto de arranque mal o começo arrancar vai se abaixo..
O que poderá ser? Mudei as velas apesar das outras ainda estarem boas e mal as meti senti o carro melhor e pensei que o assunto estava resolvido mas foi só andar uns 30km e morreu na tal subida. Já médi os cabos das velas com um multimetro e todos dão valores bons com excepção daquele que não vai pra nenhuma vela e sim pro arranque que dá 8.6 acho alto mas não sei se será esse o problema.. De resto tudo bom, óleo está bem, água não perdeu nada até agora..
Será distribuidor? Válvula ralenti?

Acho isto estranho porque ele depois de andar anda bem só em primeira parece preso e subidas se forem pequenas só indo embalado com lanço, grandes nem pensar morre.. O problema está na primeira velocidade..

Obrigado a todos.


O distribuidor está no ponto de igniçao? Se quizer mando lhe um esquema como se faz para afinar o ponto de ignição.

Abraço:espi28:
 

Rey400

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Pois também já me lembrei se não estará no ponto uma vez que se andou a mexer.
Agradecia se me pudesse enviar o tal esquema.

Fico aguardar!

Obrigado! :espi28:
 

j.s@ntos

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Pois também já me lembrei se não estará no ponto uma vez que se andou a mexer.
Agradecia se me pudesse enviar o tal esquema.

Fico aguardar!

Obrigado! :espi28:

Atenção se nao tem luz de ponto não mexa sequer para uma pessoa habituada a lidar com estas situações nem é necessário apenas em fase experimental para ver se fica melhor ou pior. Ai voce deve decidir. o autodata até tem um esquema que eu desconhecia e será mais compreensivel do que eu fiz a mão.
Aqui fica:espi28:
 

Rey400

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Agradeço a ajuda e o esquema mas de facto não tenho a pistola luz de ponto por isso não vou mexer e sábado vou a uma oficina para me acertarem o ponto com a luz.
Quanto é que levam mais ou menos numa oficina pra fazer este serviço?

Um abraço.
Obrigado.
 

j.s@ntos

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Agradeço a ajuda e o esquema mas de facto não tenho a pistola luz de ponto por isso não vou mexer e sábado vou a uma oficina para me acertarem o ponto com a luz.
Quanto é que levam mais ou menos numa oficina pra fazer este serviço?

Um abraço.
Obrigado.

É um pouco incerto devido ao tempo utilizado e ao mais pode o erro ser noutro lado. Faça isso passe numa oficina é o melhor.
 

Rey400

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Boa tarde a todos!

Problema resolvido!
Era o ponto não estava no sítio agora voltou a responder bem no arranque e em subidas está como dantes.

Gostava só de esclarecer uma dúvida, depois de meter a junta daí a quantos kms tenho de reapertar a cabeça com aperto de dinamométrica?

Obrigado a todos a vossa ajuda foi fundamental!

:espi28:
 

j.s@ntos

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Boa tarde a todos!

Problema resolvido!
Era o ponto não estava no sítio agora voltou a responder bem no arranque e em subidas está como dantes.

Gostava só de esclarecer uma dúvida, depois de meter a junta daí a quantos kms tenho de reapertar a cabeça com aperto de dinamométrica?

Obrigado a todos a vossa ajuda foi fundamental!

:espi28:

Amigo rey400 ainda bem que está resolvido o problema. Como este tópico tem tantas respostas na tentativa de ajuda-lo seria uma grande ajuda para futuras visualizações postar aqui ao certo qual era o problema.

Foi afinação no ponto de ignição(distribuidor) ou o ponto do motor na distribuição?

Diga algo sff

Abraço


Em 1000 km mais ou menos, respeite a sequencia de aperto e o aperto ou 85 ou 90Nn conforme o aperto que deu. Este processo apenas é para avaliar se algum perno necessita de aperto e não se esqueça que este processo o motor tem de estar frio.
 
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