• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fundador da FTX julgado por ter roubado milhões de dólares aos utilizadores

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,509
Gostos Recebidos
366
Muito se tem falado da polémica da exchange de criptomoedas FTX, depois do golpe financeiro que sofreu. E as mais recentes informações mostram que o seu fundador e ex-CEO, Sam Bankman-Fried, começou a ser julgado por ter roubado milhões aos utilizadores da plataforma.








Se há poucos anos as criptomoedas eram vistas como uma espécie de salvação do sistema financeiro, atualmente são consideradas como um patinho feio do mundo tecnológico. Para além da enorme desvalorização que estas moedas digitais sofreram, as notícias sobre golpes e roubos que envolvem este setor não têm ajudado em nada a manter a sua credibilidade.


Fundador da FTX vai a julgamento por roubar milhões aos utilizadores


De acordo com as recentes informações da Reuters, o fundador e ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, começou a ser julgado no âmbito da acusação de ter roubar vários milhões de dólares aos clientes e utilizadores da sua exchange de criptomoedas. O julgamento teve início nesta terça-feira (03), quase um ano depois das notícias sobre o colapso da empresa.


A procuradoria de Manhattan diz que o ex-CEO de 31 anos desviou dinheiros dos clientes da FTX desde que a plataforma foi fundada em 2019 até à sua falência, em novembro de 2022. A acusação adianta que este golpe de Sam Bankman-Fried teve como objetivo sustentar o seu fundo Alameda Research, comprar propriedades de luxo e doar mais de 100 milhões de dólares a candidatos políticos dos Estados Unidos da América.


Por sua vez, o fundador declara-se inocente das sete acusações e negou o roubo, embora tenha reconhecido que teve uma gestão de risco inadequada.



Samuel Bankman-Fried


Numa primeira fase deste julgamento, é escolhido o júri composto por 12 membros que, em última instância, avaliará as narrativas e decidirá se condena ou não Bankman-Fried. O julgamento vai durar até 6 semanas e vai contar com o depoimento de 3 ex-membros ligados a Bankman-Fried que se declararam culpados das acusações de fraude e concordaram em cooperar com a procuradoria dos EUA.


Já os advogados do ex-CEO dizem que têm planos para por em causa a credibilidade destas testemunhas, uma vez que alegam que as mesmas apenas estão motivadas em acusar Bankman para conseguirem uma sentença menor.


Para já, o fundador da FTX encontra-se detido no Centro de Detenção Metropolitano no Brooklyn desde o dia 11 de agosto, depois que o juiz descobriu que ele possivelmente se havia envolvido numa situação de adulteração de testemunhas.



pp
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,509
Gostos Recebidos
366

Fundador da FTX é um “nerd da matemática” que não roubou dinheiro, diz a defesa




Tal como referimos, teve início o julgamento do fundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas Sam Bankman-Fried e este é acusado de ter roubado milhões de dólares aos utilizadores da plataforma. Desta forma, muitas informações começam agora a ser reveladas e a sua defesa afirmou que o acusado é um "nerd da matemática" que não roubou dinheiro aos clientes.













Sam Bankman-Fried: um "nerd da matemática" que não roubou?



Os olhos estão postos no julgamento do fundador da FTX. E segundo as informações avançadas pela Reuters, o advogado de Sam Bankman-Fried, ao expor a defesa do seu cliente no julgamento por fraude nesta quarta-feira (4), retratou o ex-milionário como sendo um homem de 31 anos que é um "nerd da matemática" que ignorou, sim, a gestão de risco na construção da sua plataforma de exchange FTX, mas que não roubou o dinheiro aos seus clientes.



Bankman-Fried declarou-se inocente das acusações de ter usado o dinheiro dos clientes da FTX desde o lançamento em 2019 até à data da sua falência, em novembro de 2022. A acusação diz que este golpe do fundador da plataforma teve como objetivo sustentar o seu fundo Alameda Research, comprar propriedades de luxo e doar mais de 100 milhões de dólares a candidatos políticos dos Estados Unidos da América.








Na declaração inicial, o advogado de defesa de Bankman-Fried, Mark Cohen, diz reconhecer que a FTX emprestou dinheiro à Alameda, mas esclareceu que o seu cliente – que se formou em física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2014 – "acreditava razoavelmente" que esses empréstimos eram permitidos e garantidos. Cohen diz então que "Não houve roubo. Sam não fez fraude com ninguém, nem pretendia fazer fraude com ninguém. Sam agiu de boa fé".



Por sua vez, o advogado diz que foram "esquecidos" alguns aspetos importantes dos negócios da FTX, como a gestão do risco, à medida que a empresa ia crescendo. "Sam e os seus colegas estavam a construir o avião enquanto o pilotavam. Nenhuma pessoa, nenhum CEO, certamente não Sam, poderia estar em todos os lugares e fazer tudo", disse Cohen.



Nesta quarta-feira, o procurador Thomas Rehn disse que Bankman-Fried recebeu mais de 10 mil milhões de dólares desviados dos clientes da FTX. "Estava a usar a sua empresa, FTX, para cometer fraudes em grande escala e o dinheiro que estava a gastar para construír um império, era dinheiro roubado dos clientes da FTX", disse Rehn.

pp
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,509
Gostos Recebidos
366

O “rei das crypto” foi considerado culpado e pode passar décadas na prisão




Sam Bankman-Fried é o fundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas FTX e que levou a cabo um enorme golpe financeiro ao roubar milhões aos utilizadores da plataforma. Agora o "rei das crypto" foi julgado e considerado culpado, podendo enfrentar várias décadas na prisão.











Sam Bankman-Fried considerado culpado por fraude



Depois de ter sido detido nas Bahamas, o julgamento do fundador da FTX começou no início do mês de outubro em Nova Iorque e nos últimos dias o tribunal chegou a uma conclusão. Após menos de cinco horas de deliberações do júri, Sam Bankman-Fried foi então considerado culpado pelos crimes de fraude e lavagem de dinheiro.



O júri considerou o ex-CEO da exchange de criptomoedas culpado por mentir aos investidores e credores acerca do estado financeiro da FTX, concordando assim com as sete acusações de fraude e lavagem de dinheiro nas quais Bankman sempre se declarou inocente.



Segundo as informações, Sam Bankman-Fried será formalmente condenado no dia 28 de março de 2024 e pode então passar várias décadas na prisão. Cada uma das cinco das acusações englobam uma pena máxima de prisão de 20 anos e outras duas podem chegar aos 10 anos. Feitas as coisas, o fundador da FTX pode ter uma pena total de 110 anos, embora tal seja improvável. Mas certamente que passará vários anos atrás das grades.



Após o veredicto, o procurador dos Estados Unidos, Damian Williams, disse que "Sam Bankman-Fried perpetrou uma das maiores fraudes financeiras da história americana: um esquema multimilionário projetado para o tornar no rei das criptomeodas. Este caso sempre foi sobre mentira, fraude e roubo, e não temos paciência para isso".







Já o advogado de Sam Bankman-Fried, Mark Cohen, afirmou que "respeitamos a decisão do júri. Mas estamos muito dececionados com o resultado. O Sr. Bankman-Fried mantém a sua inocência e continuará a lutar vigorosamente contra as acusações".




O julgamento contou com várias partes diferentes e nele estiveram presentes ex-colegas e amigos do acusado que testemunharam contra aquele que é considerado por muitos como o "rei das crypto". Na passada sexta-feira (3), Bankman foi chamado a testemunhar onde, curiosamente, disse que não sabia "basicamente nada" sobre criptomoedas e não tinha "absolutamente nenhuma ideia de como elas funcionavam... só sabia que eram coisas que se poderiam negociar".



Bankman-Fried poderá ainda enfrentar um segundo julgamento por outras acusações e o juiz solicitou aos procuradores que confirmassem essa hipótese até fevereiro de 2024, antes da sua sentença.




pp
 

ADNN

GF Bronze
Entrou
Mai 18, 2023
Mensagens
63
Gostos Recebidos
14
Bem feita. Os espertos caiem sempre na ratoeira. Quem usa essas "moedas" também quis mama. Bem feito.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,509
Gostos Recebidos
366

Fundador da FTX condenado a 25 anos de prisão após desviar milhões


A fraude relacionada com empresas com criptomoedas é considerada uma das mais graves na história dos Estados Unidos.


Fundador da FTX condenado a 25 anos de prisão após desviar milhões






O fundador da plataforma de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, foi condenado, esta quinta-feira, a 25 anos de prisão, depois de ter desviado milhões de dólares a milhares de pessoas.



De acordo com a Sky News, o empresário podia enfrentar até 100 anos de prisão, mas os seus advogados alegaram o mês passado que tal condenação seria "primitiva", alegando que a condenação deveria ser de cinco anos de prisão.



A imprensa internacional dá ainda conta de que os procuradores pediram uma pena de prisão de 40 a 50 anos, alegando que o público precisava de ser protegido de alguém que cometeu tais ações, que levaram à falência da plataforma em questão, e também apontaram que uma condenação mais pesada ia travar outros criminosos.



Segundo o juiz responsável, Bankman-Fried mentiu quando testemunhou que não tinha conhecimento de que os fundos que alguns clientes da plataforma lhe tinham confiado estavam a ser usados com grande "risco".



Bankman-Fried, que aos 30 anos já era milionário graças à plataforma de criptomoeda FTX, dirigiu-se hoje diretamente ao tribunal para dizer que lamenta o que aconteceu e que havia coisas que deveria ter feito e coisas que não deveria ter feito.



Admitiu também que tomou "uma série de decisões erradas" como presidente executivo da FTX e ainda elogiou os ex-parceiros de negócios, como o cofundador Gary Wang e a ex-namorada Caroline Ellison, que testemunhou contra ele.



A justiça norte-americana considerou que o antigo empresário cometeu diversos perjúrios na prisão e ordenou o reembolso de mais de 11 mil milhões de euros (10,17 mil milhões de euros ao câmbio atual), depois de milhões de pessoas terem sido afetadas pelo esquema de fraude e subsequente falência da FTX e de outras empresas fundadas por Bankman-Fried.



O juiz Kaplan disse hoje que concluiu que o montante das perdas para as vítimas de Bankman-Fried é superior a 550 milhões de dólares (462,28 milhões de euros), tendo a FTX indicado que espera liquidar e reembolsar os clientes "integralmente".



A FTX, que era uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo e já foi avaliada em 32 mil milhões de dólares, faliu em novembro de 2022 depois de muitos utilizadores fazerem uma corrida aos levantamentos face a relatórios que questionavam a solvência da empresa.




nm
 
Topo