- Entrou
- Abr 13, 2007
- Mensagens
- 14,804
- Gostos Recebidos
- 3
A Geórgia é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Sudeste do país. O Geórgia é o maior Estado do país em área, a leste do Rio Mississippi, desde que a Virgínia Ocidental separou-se da Virgínia em 1863. O crescimento populacional do Geórgia é um dos mais altos do país em tempos atuais. Sua população cresceu em torno de 26% entre 1990 e 2000, de 6 478 216 habitantes em 1990 para 8 186 453 habitantes em 2000.
A maior parte da Geórgia é coberta por florestas, primariamente pinheiros, pessegueiros e magnólias. O terreno do norte do Estado é primariamente montanhoso, com o sul possuindo um terreno mais plano e menos acidentado. Os aspectos naturais do Geórgia foram e ainda são muito importantes para o Estado. Culturalmente, as belezas naturais inspiraram diversos artistas que cresceram no Estado. Economicamente, fazem do turismo e da indústria madeireira importantes fontes de renda da Geórgia. O Estado é um dos líderes nacionais na produção de produtos de madeira. Suas florestas lhe renderam o cognome The Peach State (O Estado Pêssego) e um ditado popular, Tall as Georgia Pine (Alto como um Pinheiro da Geórgia).
A região que constitui atualmente a Geórgia fora disputada durante o final do século XVII e o início do século XVIII, entre os Reino Unido e a Espanha. A Geórgia então fazia parte de uma colônia chamada de Carolinas, que incluía também os atuais Estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul. Em 1724, os britânicos criaram a colônia de Geórgia. Em 12 de fevereiro de 1733, os primeiros assentadores britânicos instalaram-se na região, no que atualmente constitui Savannah. A Geórgia foi a última das Treze Colônias criada pelos britânicos.
A Geórgia prosperou a partir da década de 1750, com o cultivo de arroz e milho, e tornando-se um líder da indústria agrária das Treze Colônias. Após a vitória americana na Revolução Americana de 1776, a Geórgia tornou-se em 2 de janeiro de 1788 o quarto Estado americano. A Geórgia secedeu em 1861, e entrando nos Estados Confederados da América. A Geórgia foi um dos Estados mais duramente atingidos pela Guerra Civil Americana. Até o início do século XX, a economia do Estado dependia da agropecuária. A partir de então, a manufatura tornou-se a principal fonte de renda do Estado, sendo que mais recentemente o setor de finanças tem tornado-se também uma fonte de renda primária.
A Geórgia limita-se ao norte com o Tennessee e a Carolina do Norte, a nordeste e a leste com a Carolina do Sul, e leste com o Oceano Atlântico, ao sul com a Flórida e a oeste com o Alabama. O Geórgia é o maior Estado do país a leste do Rio Mississippi, desde que a Virgínia Ocidental secedeu-se da Virgínia em 1863. O terreno acidentado da região norte do Estado faz com que cataratas sejam comuns na região. Os mais altos são o Amicalola, com seus 222 metros de altura, e o Toccoa, com seus 57 metros. Os principais rios que cortam a Geórgia são os Altamaha, Chattahoochee, Flint e o Savannah. O litoral do Estado possui 161 quilômetros de extensão - total que sobe para 3 772 quilômetros, quando inclui-se todas as regiões banhadas pelo mar, como o litoral ao longo de ilhas oceânicas, baías e estuários. Cerca de 60% da Geórgia é coberto por florestas.
A Geórgia pode ser dividida em seis distintas regiões geográficas:
O Planalto do Apalache ocupa uma pequena área no extremo noroeste da Geórgia. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado e montanhoso, situado a uma altitude entre 550 e 600 metros. Também caracteriza-se pela suas estreitas cadeias paralelas de montanhas, com vales também estreitos.
A Região do Vale e Serras dos Apalaches, caracterizada pelo seu terreno relativamente pouco acidentado, com grandes vales - de solo muito fértil - e por suas largas serras. Envolve a região do Planalto do Apalache.
O Blue Ridge ocupa o canto oriental da porção norte da Geórgia, estando imediatamente a leste da Região do Vale e Serras dos Apalaches. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado e muito montanhoso, variando entre 600 a mais de 1 200 metros. A região possui o ponto mais alto da Geórgia, o Monte Brassmount, com seus 1 458 metros de altitude.
O Piemonte, localizado ao sul das três regiões mencionadas acima, caracteriza-se pelo seu terreno relativamente plano e pouco acidentado, com uma altitude média de 450 metros no norte, diminuindo gradativamente à medida em que se viaja para o sul. O sul do Piemonte possui uma altitude média de 120 metros. Cinco das maiores cidades do Estado - Atlanta, Athens, Augusta, Columbus e Macon estão localizadas nesta região, a mais povoada da Geórgia.
As Planícies Orientais da Costa do Golfo ocupam todo o sudoeste da Geórgia, estando localizada logo ao sul do Piemonte. Caracteriza-se pelo seu terreno plano e muito pouco acidentado, um solo relativamente arenoso - onde a maior parte do cultivo de amendoim, cebolas, batatas e melancias do Estado é realizada.
As Planícies da Costa do Atlântico ocupam todo o sudeste da Geórgia, estando localizada logo ao sul do Piemonte e a leste das Planícies Orientais da Costa do Golfo. Caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado, de baixa altitude - de 0 metros no litoral do Estado com o Oceano Atlântico - e pelo seu solo muito fértil
A Geórgia possui um clima subtropical, relativamente ameno no inverno e quente no verão. Temperaturas são mais amenas próximos ao Oceano Atlântico. A temperatura anual do Estado é de 18°C.
A temperatura no inverno diminui à medida em que se viaja para o norte. O sul da Geórgia possui média de 11°C no inverno, enquanto que o norte possui uma média de 5°C. No inverno, a média das mínimas é de 7°C no sul e de 0°C no norte. A média das máximas é de respectivamente 17°C e 10°C. Extremos variam entre -10°C e 20°C. A menor temperatura já registrada em Geórgia é de -27°C, registrada em 27 de janeiro de 1940, no Condado de Floyd.
No verão, a variação de temperatura do Estado é mínima, dependendo basicamente a altitude do terreno - quanto mais alta menor a temperatura média no verão. No verão, a média das mínimas do Estado é de 22°C, e a média das máximas é de 33°C. A maior temperatura já registrada em Geórgia é de 44°C, registrada em 20 de agosto de 1983, em Greenville.
As taxas de precipitação média anual de chuva da Geórgia é de 127 centímetros de precipitação por ano. A média anual é maior no norte do Estado - onde chega aos 150 centímetros anuais - e menor na região central do Estado, que recebe cerca de 115 centímetros anuais. Os meses mais úmidos do ano na Geórgia são julho e agosto, e os meses mais secos são outubro e novembro. Neve é rara no Estado. A taxa de precipitação média anual de neve da Geórgia é muito baixa: o Estado recebe cerca de de 2,5 centímetros de neve por ano, a maior parte no norte do Estado.
De acordo com o censo nacional de 2000, a população da Geórgia em 2000 era de 8 186 453 habitantes, um crescimento de 25,8% em relação à população do Estado em 1990, de 6 508 419 habitantes. Uma estimativa realizada em 2006 estima a população do Estado em 9 363 941 habitantes, um crescimento de 43,8% em relação à população do Estado em 1990, de 14,3% em relação à população do Estado em 2000, e de 2,5% em relação à população estimada em 2005.
O crescimento populacional natural da Geórgia entre 2000 e 2006 foi de 438 939 habitantes - 849 414 nascimentos menos 410 475 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 228 415 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 378 258 habitantes. Entre 2000 e 2006, a população da Geórgia cresceu em 1 177 125 habitantes, e entre 2005 e 2006, em 231 388 habitantes. As taxas de crescimento populacional da Geórgia são uma das mais altas do país, e o Estado é atualmente o nono mais populoso dos Estados Unidos.
Cerca de 90,1% da população de Geórgia com mais de 5 anos de idade possuem o inglês como idioma materno, com 5,6% tendo o espanhol como idioma materno. O francês é o terceiro idioma mais falado no Esado, sendo o idioma materno de 0,6% da população da Geórgia, seguido pelo alemão e pelo vietnamita, cada uma com 0,4%. 7,3% da população do Estado possui menos de 5 anos de idade, 26,5% possui menos de 18 anos de idade, e 9,6% possui 65 anos ou mais de idade.
Cerca de 67% da população da Geórgia vive em áreas urbanas, sendo os 37% restantes vivendo em áreas rurais. Cerca de 60% da população do Estado vive nas regiões metropolitanas de Atlanta, Augusta, Columbus, Savannah, Macon e Athens. Órgãos governamentais metropolitanos oficiais, porém, não existem no Estado.
Lista de principais cidades da Geórgia. A população refere-se à área urbanizada das cidades.
População > 1 milhão de habitantes
Atlanta (capital)
População > 100 mil habitantes
Augusta
Columbus
Savannah
Macon
Athens
População > 10 mil habitantes
Albany
Warner Robins
Gainesville
Rome
Dalton
Valdosta
Brunswick
Hinesville
Cartersville
Carrollton
LaGrange
Milledgeville
St. Marys
Statesboro
Waycross
Newnan
Tifton
Thomasville
Dublin
Americus
Moultrie
Calhoun
Thomaston
Cornelia
Winder
Cordele
Jesup
Douglas
Cedartown
Bainbridge
Fitzgerald
Summerville
Fort Valley
Toccoa
Chatsworth
Importantes subúrbios de Atlanta
Acworth
Alpharetta
Belvedere Park
Braselton
Buford
Candler-McAfee
Carrollton
Cartersville
Chamblee
College Park
Conyers
Covington
Decatur
Doraville
Douglasville
Druid Hills
Duluth
Dunwoody
East Point
Fayetteville
Five Forks
Forest Park
Garden City
Griffin
Kennesaw
Lawrenceville
Lilburn
Mableton
Marietta
Monroe
Mountain Park
Newnan
North Atlanta
North Decatur
North Druid Hills
Panthersville
Peachtree City
Powder Springs
Redan
Riverdale (Geórgia)
Roswell
Sandy Springs
Smyrna
Snellville
Sugar Hill
Tucker
Union City
Winder
Woodstock
Fonte: wikipédia
A maior parte da Geórgia é coberta por florestas, primariamente pinheiros, pessegueiros e magnólias. O terreno do norte do Estado é primariamente montanhoso, com o sul possuindo um terreno mais plano e menos acidentado. Os aspectos naturais do Geórgia foram e ainda são muito importantes para o Estado. Culturalmente, as belezas naturais inspiraram diversos artistas que cresceram no Estado. Economicamente, fazem do turismo e da indústria madeireira importantes fontes de renda da Geórgia. O Estado é um dos líderes nacionais na produção de produtos de madeira. Suas florestas lhe renderam o cognome The Peach State (O Estado Pêssego) e um ditado popular, Tall as Georgia Pine (Alto como um Pinheiro da Geórgia).
A região que constitui atualmente a Geórgia fora disputada durante o final do século XVII e o início do século XVIII, entre os Reino Unido e a Espanha. A Geórgia então fazia parte de uma colônia chamada de Carolinas, que incluía também os atuais Estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul. Em 1724, os britânicos criaram a colônia de Geórgia. Em 12 de fevereiro de 1733, os primeiros assentadores britânicos instalaram-se na região, no que atualmente constitui Savannah. A Geórgia foi a última das Treze Colônias criada pelos britânicos.
A Geórgia prosperou a partir da década de 1750, com o cultivo de arroz e milho, e tornando-se um líder da indústria agrária das Treze Colônias. Após a vitória americana na Revolução Americana de 1776, a Geórgia tornou-se em 2 de janeiro de 1788 o quarto Estado americano. A Geórgia secedeu em 1861, e entrando nos Estados Confederados da América. A Geórgia foi um dos Estados mais duramente atingidos pela Guerra Civil Americana. Até o início do século XX, a economia do Estado dependia da agropecuária. A partir de então, a manufatura tornou-se a principal fonte de renda do Estado, sendo que mais recentemente o setor de finanças tem tornado-se também uma fonte de renda primária.
A Geórgia limita-se ao norte com o Tennessee e a Carolina do Norte, a nordeste e a leste com a Carolina do Sul, e leste com o Oceano Atlântico, ao sul com a Flórida e a oeste com o Alabama. O Geórgia é o maior Estado do país a leste do Rio Mississippi, desde que a Virgínia Ocidental secedeu-se da Virgínia em 1863. O terreno acidentado da região norte do Estado faz com que cataratas sejam comuns na região. Os mais altos são o Amicalola, com seus 222 metros de altura, e o Toccoa, com seus 57 metros. Os principais rios que cortam a Geórgia são os Altamaha, Chattahoochee, Flint e o Savannah. O litoral do Estado possui 161 quilômetros de extensão - total que sobe para 3 772 quilômetros, quando inclui-se todas as regiões banhadas pelo mar, como o litoral ao longo de ilhas oceânicas, baías e estuários. Cerca de 60% da Geórgia é coberto por florestas.
A Geórgia pode ser dividida em seis distintas regiões geográficas:
O Planalto do Apalache ocupa uma pequena área no extremo noroeste da Geórgia. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado e montanhoso, situado a uma altitude entre 550 e 600 metros. Também caracteriza-se pela suas estreitas cadeias paralelas de montanhas, com vales também estreitos.
A Região do Vale e Serras dos Apalaches, caracterizada pelo seu terreno relativamente pouco acidentado, com grandes vales - de solo muito fértil - e por suas largas serras. Envolve a região do Planalto do Apalache.
O Blue Ridge ocupa o canto oriental da porção norte da Geórgia, estando imediatamente a leste da Região do Vale e Serras dos Apalaches. Caracteriza-se pelo seu terreno acidentado e muito montanhoso, variando entre 600 a mais de 1 200 metros. A região possui o ponto mais alto da Geórgia, o Monte Brassmount, com seus 1 458 metros de altitude.
O Piemonte, localizado ao sul das três regiões mencionadas acima, caracteriza-se pelo seu terreno relativamente plano e pouco acidentado, com uma altitude média de 450 metros no norte, diminuindo gradativamente à medida em que se viaja para o sul. O sul do Piemonte possui uma altitude média de 120 metros. Cinco das maiores cidades do Estado - Atlanta, Athens, Augusta, Columbus e Macon estão localizadas nesta região, a mais povoada da Geórgia.
As Planícies Orientais da Costa do Golfo ocupam todo o sudoeste da Geórgia, estando localizada logo ao sul do Piemonte. Caracteriza-se pelo seu terreno plano e muito pouco acidentado, um solo relativamente arenoso - onde a maior parte do cultivo de amendoim, cebolas, batatas e melancias do Estado é realizada.
As Planícies da Costa do Atlântico ocupam todo o sudeste da Geórgia, estando localizada logo ao sul do Piemonte e a leste das Planícies Orientais da Costa do Golfo. Caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado, de baixa altitude - de 0 metros no litoral do Estado com o Oceano Atlântico - e pelo seu solo muito fértil
A Geórgia possui um clima subtropical, relativamente ameno no inverno e quente no verão. Temperaturas são mais amenas próximos ao Oceano Atlântico. A temperatura anual do Estado é de 18°C.
A temperatura no inverno diminui à medida em que se viaja para o norte. O sul da Geórgia possui média de 11°C no inverno, enquanto que o norte possui uma média de 5°C. No inverno, a média das mínimas é de 7°C no sul e de 0°C no norte. A média das máximas é de respectivamente 17°C e 10°C. Extremos variam entre -10°C e 20°C. A menor temperatura já registrada em Geórgia é de -27°C, registrada em 27 de janeiro de 1940, no Condado de Floyd.
No verão, a variação de temperatura do Estado é mínima, dependendo basicamente a altitude do terreno - quanto mais alta menor a temperatura média no verão. No verão, a média das mínimas do Estado é de 22°C, e a média das máximas é de 33°C. A maior temperatura já registrada em Geórgia é de 44°C, registrada em 20 de agosto de 1983, em Greenville.
As taxas de precipitação média anual de chuva da Geórgia é de 127 centímetros de precipitação por ano. A média anual é maior no norte do Estado - onde chega aos 150 centímetros anuais - e menor na região central do Estado, que recebe cerca de 115 centímetros anuais. Os meses mais úmidos do ano na Geórgia são julho e agosto, e os meses mais secos são outubro e novembro. Neve é rara no Estado. A taxa de precipitação média anual de neve da Geórgia é muito baixa: o Estado recebe cerca de de 2,5 centímetros de neve por ano, a maior parte no norte do Estado.
De acordo com o censo nacional de 2000, a população da Geórgia em 2000 era de 8 186 453 habitantes, um crescimento de 25,8% em relação à população do Estado em 1990, de 6 508 419 habitantes. Uma estimativa realizada em 2006 estima a população do Estado em 9 363 941 habitantes, um crescimento de 43,8% em relação à população do Estado em 1990, de 14,3% em relação à população do Estado em 2000, e de 2,5% em relação à população estimada em 2005.
O crescimento populacional natural da Geórgia entre 2000 e 2006 foi de 438 939 habitantes - 849 414 nascimentos menos 410 475 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 228 415 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 378 258 habitantes. Entre 2000 e 2006, a população da Geórgia cresceu em 1 177 125 habitantes, e entre 2005 e 2006, em 231 388 habitantes. As taxas de crescimento populacional da Geórgia são uma das mais altas do país, e o Estado é atualmente o nono mais populoso dos Estados Unidos.
Cerca de 90,1% da população de Geórgia com mais de 5 anos de idade possuem o inglês como idioma materno, com 5,6% tendo o espanhol como idioma materno. O francês é o terceiro idioma mais falado no Esado, sendo o idioma materno de 0,6% da população da Geórgia, seguido pelo alemão e pelo vietnamita, cada uma com 0,4%. 7,3% da população do Estado possui menos de 5 anos de idade, 26,5% possui menos de 18 anos de idade, e 9,6% possui 65 anos ou mais de idade.
Cerca de 67% da população da Geórgia vive em áreas urbanas, sendo os 37% restantes vivendo em áreas rurais. Cerca de 60% da população do Estado vive nas regiões metropolitanas de Atlanta, Augusta, Columbus, Savannah, Macon e Athens. Órgãos governamentais metropolitanos oficiais, porém, não existem no Estado.
Lista de principais cidades da Geórgia. A população refere-se à área urbanizada das cidades.
População > 1 milhão de habitantes
Atlanta (capital)
População > 100 mil habitantes
Augusta
Columbus
Savannah
Macon
Athens
População > 10 mil habitantes
Albany
Warner Robins
Gainesville
Rome
Dalton
Valdosta
Brunswick
Hinesville
Cartersville
Carrollton
LaGrange
Milledgeville
St. Marys
Statesboro
Waycross
Newnan
Tifton
Thomasville
Dublin
Americus
Moultrie
Calhoun
Thomaston
Cornelia
Winder
Cordele
Jesup
Douglas
Cedartown
Bainbridge
Fitzgerald
Summerville
Fort Valley
Toccoa
Chatsworth
Importantes subúrbios de Atlanta
Acworth
Alpharetta
Belvedere Park
Braselton
Buford
Candler-McAfee
Carrollton
Cartersville
Chamblee
College Park
Conyers
Covington
Decatur
Doraville
Douglasville
Druid Hills
Duluth
Dunwoody
East Point
Fayetteville
Five Forks
Forest Park
Garden City
Griffin
Kennesaw
Lawrenceville
Lilburn
Mableton
Marietta
Monroe
Mountain Park
Newnan
North Atlanta
North Decatur
North Druid Hills
Panthersville
Peachtree City
Powder Springs
Redan
Riverdale (Geórgia)
Roswell
Sandy Springs
Smyrna
Snellville
Sugar Hill
Tucker
Union City
Winder
Woodstock
Fonte: wikipédia