• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Google Co-op, seu próprio buscador personalizado

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Um novo serviço de Google que lhe permite personalizar um buscador, que pode ser usado como buscador interno para sua página web.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML




Apresentamos um serviço de Google que pode ser muito interessante para os webmaster que desejam dispor de seu próprio buscador interno em poucos minutos, utilizando a tecnologia de Google e com a oportunidade de ganhar dinheiro com Adsense. É um produto que foi lançado há relativamente pouco tempo.

Como dizíamos Google Co-op é um serviço que permite criar um buscador de Google personalizado. A personalização mais destacada é que se pode escolher os websites dos que Google mostra os resultados, embora também existe a possibilidade que mostre resultados em toda a web. Se nós dissermos que busque só em nosso website, obtemos em minutos um buscador interno que podemos integrar em nossa página.

A página onde se oferece o serviço é Google Custom Search Engine - Site search and more

Por enquanto só se encontra em inglês, embora supomos que em breve apresentarão a versão em português.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Durante o registro nos solicita uma informação básica para criar um buscador personalizado, como o nome do buscador e o site onde deseja que realize as buscas. Uma vez terminado o registro podemos configurar muitas outras coisas do buscador através de um painel de controle.

Além disso, podemos criar um número ilimitado de buscadores personalizados, cada um com suas próprias configurações. Para isso, temos um painel de controle independente para cada buscador personalizado, no qual podemos definir dados como:

Dados gerais, como nome do buscador e preferências generais.
Sites onde realizar as buscas, ou sites que excluir dos resultados.
Refinar sites e conceitos para ajudar aos usuários nas buscas
Aspecto do buscador
Códigos para inserir em sua página web e integrar o buscador de diversas maneiras.
Ferramentas de colaboração para manutenção do buscador.
Ganhar dinheiro com adsense
E outros assuntos.

Dos aspectos do painel de controle cabe destacar dois pontos.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Sobre os códigos de inserção do buscador em sua web: Google lhe oferece uma página de início para o buscador, que você pode personalizar. Também oferece um código para inserir a caixa de busca em sua página. Então, as buscas são realizadas dentro do buscador personalizado, oferecendo os resultados através dos servidores de Google. Porém, também dispõe de outra interessante forma de integração, para que os resultados das buscas se mostrem em seu próprio servidor. É muito interessante, porque os resultados se mostram em sua própria página web e os visitantes não deixam de navegar pelo seu site. Para isso, lhe proporciona dois códigos, um para incluir a caixa de busca e outro que tem que colocar na página que oferecerá os resultados.

Outro tema interessante é que podemos ganhar dinheiro associando nossa conta de adsense com Co-op. Isto se faz também através do painel de controle do buscador personalizado. Uma vez que o associamos com nossa conta de adsense começamos a ganhar dinheiro pelos cliques que se realizarem nos anúncios patrocinados do buscador.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Conclusão sobre Google Co-op

É um serviço realmente interessante, que nos permite criar um buscador em minutos. Ademais, a integração em seu site é realmente simples, portanto, você poderá ter um buscador interno personalizado em questão de minutos, aproveitando as vantagens da tecnologia Google para fazer buscas.

Nós o colocamos em funcionamento dentro de Website A integração levou pouco tempo, como uma hora e estamos bastantes satisfeitos com os resultados. Você mesmo pode provar o buscador em nossa página, com o formulário de busca do cabeçalho.
 
Última edição:
Topo