• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Governo quer pedir ajuda à UE caso não chova

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Governo quer pedir ajuda à UE caso não chova


A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, admitiu hoje a possibilidade de Portugal e Espanha avançarem em conjunto com um pedido de ajuda a Bruxelas para minimizar eventuais prejuízos no sector se o período de seca se prolongar.

A ministra adiantou que vai receber o homólogo espanhol, segunda-feira, em Lisboa, e irá aproveitar o encontro para «saber como estão as coisas em Espanha», onde possivelmente os agricultores estão a enfrentar a mesma ameaça.

Se o cenário for comum, Assunção Cristas, admitiu que possivelmente os dois governos poderão «articular também uma acção conjunta junto de Bruxelas».

A governante falava durante uma visita ao Vale da Vilariça, no Nordeste Transmontano, onde foi confrontada com as preocupações dos agricultores devido à falta de chuva.

Ao Ministério da Agricultura têm chegado preocupações idênticas de todo o país, «mas difusas», segundo a ministra que garantiu estar a fazer um levantamento mais pormenorizado destas «sinalizações vagas».

«Nós estamos a acompanhar, há várias semanas muito proximamente a questão da seca, temos uma task force constituída para juntamente com as direcções regionais começar a recolher da parte dos agricultores as preocupações e os possíveis prejuízos que, eventualmente terão, no caso de entretanto não chover», disse.

Assunção Cristas ainda continua «à espera que São Pedro dê uma ajuda», mas vincou que o Governo terá «um plano B, com o levantamento e identificação de soluções para, nomeadamente acionar algumas ajudas comunitárias».

Segundo explicou, este pedido de ajuda a Bruxelas poderá ser feito «uma vez verificadas, de facto, as circunstâncias que essas ajudas exigem, que são circunstâncias específicas de seca».

A ministra pretende discutir no encontro com o homologo espanhol, a articulação dos dois países na eventualidade de terem de recorrer a apoio comunitário.

A governante não especificou a data em que esse pedido poderá ser feito, referindo que, apesar do actual cenário de seca, Portugal «ainda tem alguma margem de manobra e tem de esperar para ver como é que o tempo evolui».

«Mal verifiquemos, de facto, que não temos solução à vista porque não chove, nessa altura vamos accionar o que é possível», acrescentou.

No próximo Conselho de Agricultura Europeu, a ministra vai fazer uma primeira sinalização da questão da seca em Portugal.


Lusa/SOL
 
Topo