Portal Chamar Táxi

Notícias Grace deu à luz Amy Isabel: a primeira bebé no Reino Unido a nascer após um transplante de útero

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,426
Gostos Recebidos
1,527
Grace deu à luz Amy Isabel: a primeira bebé no Reino Unido a nascer após um transplante de útero

img_932x621uu2021-06-02-19-21-47-1046480.jpg


Já foram realizados 100 transplantes de útero em todo o mundo e nasceram, pelo menos, 50 bebés.

Um avanço médico "espantoso", segundo os cirurgiões, permitiu que uma mulher no Reino Unido fosse mãe através de um transplante de útero. A pequena Amy Isabel nasceu no passado dia 27 de fevereiro, no Hospital Queen Charlotte's and Chelsea, em Londres.

Grace Davidson, de 36 anos, é a primeira mulher com um transplante de útero no Reino Unido a alcançar o seu sonho: ser mãe. O The Guardian refere que Grace era adolescente quando lhe foi diagnosticada uma doença rara que afeta cerca de uma a cada cinco mil mulheres e que a impedia de ter útero. Antes de ser transplantada, Grace e o marido fizeram tratamentos de fertilidade, uma vez que os ovários da mulher continuaram a produzir óvulos. Em 2023, Grace foi submetida a uma cirurgia que demorou 18 horas e exigiu o trabalho de mais de 30 pessoas, para que lhe fosse transplantado o útero da irmã Amy Purdie, de 42 anos. Meses mais tarde, um dos embriões armazenados foi transferido para o útero de Grace.

O nome da bebé Amy é uma homenagem à tia, Amy Purdie, pelo ato que teve para com a irmã e à médica que ajudou a aperfeiçoar a técnica de transplante, Isabel Quiroga.

Para Grace e o marido, de 37 anos, Amy é “a maior dádiva" que podiam ter pedido. “Foi difícil acreditar que ela era real. Eu sabia que ela era nossa, mas é difícil de acreditar”, explicou a mãe ao The Guardian.

“A sala estava tão cheia de amor e alegria e de todas aquelas pessoas que tinham um interesse especial na Amy por razões médicas e científicas incríveis. O momento em que a vimos foi incrível, e ambos nos desfizemos em lágrimas de emoção", contou o pai, Angus Davidson.

Richard Smith liderou os 25 anos de investigação pioneira à transplantação de úteros. O responsável clínico da instituição de caridade que acompanhou Grace esteve presente na sala de cirurgia para assistir ao parto da bebé, que nasceu com 2,4 quilos.

“Na verdade, sinto uma grande alegria, inacreditável - 25 anos depois de termos iniciado esta investigação, temos finalmente um bebé, a pequena Amy Isabel. É espantoso, realmente espantoso”, disse Smith ao The Guardian.

No Reino Unido já foram realizados mais três transplantes de útero, por meio de dadores já falecidos. Os médicos têm esperança de que as mulheres transplantadas consigam vir a ser mães.

Ao todo, já foram realizados 100 transplantes de útero em todo o mundo e nasceram, pelo menos, 50 bebés. O primeiro nascimento aconteceu em 2014, na Suécia.


Correio da Manhã
 
Topo