• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Grande asteroide pode ser visto com binóculos e telescópios

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
ng2376570.jpg




O grande asteroide que vai passar perto da Terra, na sexta-feira, poderá ser observado em Portugal com uns binóculos para visualização de aves ou com um telescópio amador.

Em Portugal, o corpo rochoso e metálico, sem risco de colisão com a Terra, e que no céu resume-se a um pequeno ponto de luz, apesar das suas generosas dimensões, pode ser observado entre as 19.40 horas (hora em Portugal continental) de 15 de fevereiro e as 02.00 horas do dia seguinte.

Nuno Milagaia, coordenador pedagógico do Centro Ciência Viva (CCV) de Constância/Parque de Astronomia, referiu à agência Lusa que o asteroide estará mais brilhante e perto da Terra pelas 19.40 horas, podendo ser visto, com céu muito escuro, até de madrugada com uns binóculos de "boa abertura", normalmente usados para observação de aves, e presos num tripé.

Já de madrugada, e uma vez que a magnitude do asteroide aumenta ao longo da sua trajetória, o corpo só poderá ser observado com um telescópio amador, adiantou a fonte.

No céu, o asteroide distingue-se das estrelas por ser um pequeno ponto de luz - luz refletida do Sol - em movimento.

A sua passagem perto da Terra inicia-se, pelas 19.40 horas, na direção da Constelação de Virgem, terminando, às 02.00 horas, próximo da Estrela Polar.

De acordo com a NASA, o asteroide tem 45 metros de diâmetro e pesa 135 mil toneladas, passando perto da Terra a uma distância de cerca de 28 mil quilómetros, um décimo da distância entre a Terra e a Lua.

A agência espacial norte-americana anunciou, na quinta-feira, que se trata do maior corpo alguma vez detetado a passar tão perto da Terra, mas sem risco de colisão com o "planeta azul".

Ou mesmo, segundo o Centro Ciência Viva de Constância, com uma zona de satélites, dada a sua órbita.

Chamado de 2012 DA 14, o asteroide - que se define como um corpo rochoso e metálico que tem uma órbita definida em redor do Sol - foi descoberto há um ano.








JN
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Bom post, com uma noticia sempre interessante, que nos mostra que estamos sempre a pouca distancia destes "monstrinhos".

Queria alertar algum moderador que mova este post para o local mais correcto --»Ciência, Astronomia, Astrofisica & Meteorologia

Abraços

Satpa
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Real-time simulations

"REAL-TIME SIMULATIONS

These real-time simulations depict asteroid 2012 DA14 in its orbit around the sun and provide the asteroid's current distance from Earth. 2012 DA14 will have a close, but safe, pass by Earth on Feb. 15, 2013 at 2:25 p.m. EST (19:25 UTC). At that time, the asteroid will pass no closer than 17,000 miles above the surface of Earth over Indonesia. The simulations, created with NASA's Eyes on the Solar System, refresh every two minutes."

Uma simulação em tempo real feito pela NASA, Clicar nas imagens para ver actualizado:



 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
[video=youtube;ISSArm_yvtQ]http://www.youtube.com/watch?v=ISSArm_yvtQ[/video]​

Fonte: NASA
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Só pensar que o que poderá acontecer em caso de um "menino" destes impactar com a Terra.:shy_4_02:

Amiga Satpa, gosto em ver-te por aqui.

Um beijo
 
Topo