• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Guatemala recusa 72 candidatos às eleições de Setembro por serem analfabetos

Responder

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
2,339
Gostos Recebidos
0
O Tribunal Eleitoral da Guatemala recusou a inscrição como candidatos às eleições gerais de Setembro a 72 pessoas sustentando a decisão com o facto de serem analfabetos.

David Prado, delegado do Tribunal Eleitoral no distrito de Guatemala, sul do país, explicou que a lei em vigor estipula que saber ler e escrever são alguns dos requisitos para os cidadãos se apresentarem como candidatos a qualquer cargo de eleição popular.

Só no mesmo distrito, que inclui a capital e os municípios com maior população, foi recusada a inscrição como candidato a, pelo menos, 20 pessoas com a mesma justificação.

A maioria dos candidatos recusados pretendia concorrer aos municípios do país.

De acordo com os dados do Comité Nacional de Alfabetização da Guatemala, 19,4% dos 14,4 milhões de guatemaltecos maiores de 15 anos, não sabe ler nem escrever.

A maioria dos analfabetos é mulher, indígena, e habitante das zonas rurais do país.




In:JN
 
Topo