kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
A polícia política da Venezuela está a investigar a origem de panfletos lançados em Caracas pelo movimento "Forças Bolivarianas de Libertação" apelando a uma luta contra a velha oligarquia e a nova 'boliburguesia' (burguesia bolivariana).
As Forças Bolivarianas de Libertação (FBL) são um grupo guerrilheiro que opera em povoações venezuelanas próximas da fronteira com a Colômbia e é, alegadamente, constituído por antigos radicais de esquerda.
Em 2002 manifestaram apoiar o Governo do presidente Hugo Chávez, apesar de o falecido líder condenar publicamente as suas atividades.
Os panfletos foram colocados em caixas que explodiram, quinta-feira, em três zonas do centro de Caracas, entre elas junto do Banco Central da Venezuela e do Ministério de Economia e Finanças, provocando a mobilização de um forte dispositivo de segurança nos acessos ao palácio presidencial de Miraflores.
"Basta de medo e cumplicidade, lutemos contra a aliança oligárquica e 'boliburguesa'. Que a crise seja paga pelos que a provocaram", lia-se numa cópia do panfleto que está disponível na Internet.
No panfleto, as FBL questionam o que dizem ser "crises" no país, "a mais grave de todas, a que padece o próprio povo" que "indiferente e politicamente subordinado (...) não terá possibilidade de construir uma pátria decente, soberana, independente, democrática e socialista".
dn