Portal Chamar Táxi

Notícias Há uma bebida que pode reduzir o risco de cancro do intestino em 17%

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
55,593
Gostos Recebidos
1,570
Há uma bebida que pode reduzir o risco de cancro do intestino em 17%

img_932x621uu2021-10-13-10-49-11-1089693.jpg


Descoberta foi feita por especialistas que analisaram dados alimentares de mais de meio milhão de mulheres.

Há quem diga que o leite faz bem aos dentes e aos ossos. Recentemente, um estudo indicou que a ingestão adicional de 300 mg de cálcio por dia — aproximadamente a quantidade presente em um copo grande de leite - pode reduzir em 17% o risco de cancro do intestino.

De acordo com o Daily Mail, a descoberta foi feita por especialistas que analisaram dados alimentares de mais de meio milhão de mulheres, para investigar a ligação entre 97 produtos e nutrientes, e as possibilidades de alguém desenvolver a doença.

O estudo indica que alimentos e bebidas ricos em cálcio, como o leite e o iogurte, estavam associados a um menor risco de diagnóstico de cancro do intestino, ao longo de 16 anos. O cálcio teve um efeito semelhante tanto em fontes lácteas como não lácteas, tendo sido o principal fator responsável pela redução de riscos.

As evidências, publicadas na revista Nature Communications, também reforçaram a ligação entre o consumo de álcool e o maior risco de contrair a doença. Beber 20 gramas extras de álcool por dia — o equivalente a uma taça grande de vinho — provocou o aumento do risco em 15% em todo o grupo.

Carne vermelha e processada estavam entre os alimentos dietéticos associados a maiores hipóteses de desenvolver cancro no intestino. Segundo o estudo, 30 gramas a mais por dia estão associadas a um aumento de 8% do risco.

Mais da metade de todos os casos de cancro do intestino são evitáveis.

Keren Papier, imvestigador principal e epidemiologista nutricional sénior da Oxford Population Health, em Ingleterra, afirma que este é o estudo "mais abrangente já conduzido sobre a relação entre dieta e cancro do intestino". Papier destaca o papel protetor do cálcio no desenvolvimento da doença.

A equipa de especialistas afirma que o papel protetor do cálcio pode vir da capacidade de se ligar aos ácidos biliares e aos ácidos gordos livres no cólon, reduzindo assim os efeitos potencialmente cancerígenos.

"Manter uma dieta saudável e equilibrada, além de manter um peso saudável e parar de fumar, é uma das melhores maneiras de diminuir o risco de cancro do intestino. Isso inclui reduzir o consumo de álcool e carne vermelha e processada, além de comer muitas frutas, vegetais e grãos integrais", refere Sophia Lowes, gestora de informção de saúde do Cancer Research UK.

"Produtos lácteos como leite também podem fazer parte de uma dieta que reduz o risco de cancro do intestino", afirma a mulher.

Especialistas independentes elogiaram o que chamaram de "análise bem conduzida".

Os resultados enfatizam que o consumo de leite é particularmente benéfico e mostram evidências de que esse efeito pode ser devido, em grande parte, ao cálcio no leite, levantando a questão se os suplementos de cálcio podem ser protetores. "Ainda não decidi, mas, como nutricionista, continuarei a obter cálcio do leite e de laticínios, que são ricos em muitos nutrientes", disse Andrew Prentice, especialista em nutrição da London School of Hygiene & Tropical Medicine.

Para Tom Sanders, especialista em nutrição do King's College London, os resultados corroboram pesquisas anteriormente feitas que mostram que produtos lácteos podem proteger contra o cancro, embora o mecanismo exato de como isso funciona ainda seja desconhecido.


Correio da Manhã
 
Topo