kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Astrónomos consideram que o comportamento anormal de objetos espaciais para lá de Neptuno sugerem a existência de corpos espaciais do tamanho de planetas.
Para além da órbita de Plutão poderão existir pelo menos mais dois planetas que ainda não foram descobertos e pertencem ao Sistema Solar, segundo astrónomos espanhóis e britânicos.
A hipótese é avançada num estudo publicado no boletim mensal da Royal Astronomical Society do Reino Unido, os investigadores referem que o comportamento anormal de objetos espaciais para lá de Neptuno sugerem a existência de corpos espaciais do tamanho de planetas.
Se nada existisse para lá de Neptuno - o oitavo e último no elenco oficial de planetas do sistema solar, depois da retirada de Plutão da lista - esses objetos espaciais deveriam estar dispostos numa faixa uniforme orbitando a uma distância de 22,5 mil milhões de quilómetros do Sol.
No entanto, as observações dos astrónomos permitem concluir que alguns desses objetos - designados por trans-Neptunianos - têm padrões orbitais inesperados e encontram-se a distâncias muito maiores do Sol do que seria expectável.
Os astrónomos postulam que existem corpos celestes com a dimensão de planetas para lá do sistema solar conhecido, que exercem a sua força gravitacional sobre os objetos trans-Neptunianos.
dn