• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Hipotermia Induzida pelo Exercício

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Hipotermia Induzida pelo Exercício

Seu cão de alto drive sofre de intolerância ao calor?

Agora que o clima está ficando mais quente, você percebeu que seu cão se aquece demais rapidamente? Ele dá tudo de si em cada salto, túnel, slalom e após cinco minuto começa a ofegar perigosamente? Seu cão pode sofrer de um mal chamado Hipotermia Induzida pelo Exercício (Exercise Induced Hipothermia ou EIH). Não se sabe muito sobre essa ocorrência, a não ser que é mais comum entre cães com alto drive. Mary Whorton achava que tinha um, mas quando ela observou essa condição, descobriu que seu cão, na verdade, nÃo tinha EIH.

Muitos cães intolerantes ao calor não fazem mais do que dez saltos e dois slaloms antes das línguas irem para a altura dos joelhos. Eles têm alto drive e não sabem como fazer as coisas moderadamente: é só tirar a guia que eles saem enlouquecidos, o mais rápido que podem. Você faz com que eles parem e cada músculo treme, já consumindo a energia. Ao primeiro comando, eles voam à velocidade da luz. Soa familiar?

Enquanto muitos cães ficam quentes quando se exercitam, ofegam profusamente e bebem litros de água, há uma diferença entre o super-aquecimento e a Hipotermia Induzida pelo Exercício (EIH). A melhor forma de dizer se seu cão sofre de EIH é tirando sua temperatura. A temperatura de um cão que está apenas "quente"(ou seja, na primeira categoria) não excederá os 40 graus. Se você observá-los, eles se recompõem em 15 minutos, desde que estejam relativamente em forma. O cão com EIH pode levar horas para parar de ofegar e sua temperatura pode chegar a 42 segundos após apenas 60 segundos (se o cão estiver fora de forma, acima do peso ou fraco, antes de mais nada nem deveria estar fazendo Agility...).

O que procurar?

Embora cães de Agility sejam descritos frequentemente como atletas acima do normal no ápice da forma, a EIH pode significar desastre para cães intolerantes ao calor. Essa condiçÃo ocorre mais frequentemente em machos, embora já tenha sido identificada em fêmeas também. É comum em Border Collies e, nos Estados Unidos, em Labradores de todas as cores.

Os sintomas consistem em:

* Temperatura retal elevada, excedendo os 40 graus e ficando acima nesse patamar por mais de 30 minutos. As temperaturas podem chegar a 42, até 44 graus.
* Tonturas e colapsos não são incomuns e podem lever à morte.
* Cegueira e apreensão foram reportados durante esses episódios. Cães que se recuperam depois um episódio de intolerância ao calor aparentemente não apresentam efeitos colaterais, embora não seja possível saber ao certo se podem ocorrer danos a longo prazo.

Pesquisa

Cientistas e veterinários que estudaram essa condição estão tendo dificuldades em determinar a patologia exata por trás dos sintomas demonstrados. Alguns acreditam que se baseia em um defeito mitocondrial. Eles estão trabalhando para conseguir fundos para estudar o assunto mais a fundo.

A relação entre exercício e sistema imunológico é uma área que recebeu interesse de pesquisa em diversas espécies. Dispõem-se apenas de dados limitados sobre a relação de exercício e a resposta imunológica no cão atleta, especialmente durante stress físico intenso, como o experimentado pelos cães de trenó.

O efeito do exercício sobre a resposta imunológica é variável. Foi reportado que exercício intenso pode ser supressivo sobre a resposta imunológica (Nieman, 1997).

Pesquisas recentes indicam que exercícios exaustivos e treinamento excessivo em humanos podem levar a respostas sensitivas retardadas (Bruunsgaard et al., 1997), atividades alveolares Mf microbicidal e anti-viral reduzidas (Davis et al., 1997; Kohut et al., 1998; Wong et al., 1990) e aumento de riscos de infecção das vias aéreas superiores (Davis et al., 1997; Wong et al., 1990). Evidências epidemiológicas e experimentais também mostram que exercícios durante o período de incubação de uma infecção podem piorar o prognóstico, dependendo da patogenia (Nieman, 1997).
Pode faver uma predisposição genética para essa condição, mas, mais uma vez, não há certeza absoluta.

Hipertermia Maligna

Há também uma condição chamada Hipertermia Maligna (MH) que pode acontecer todo o ano - não apenas no calor. Alguns acreditam que pode estar ligada à Hipertermia Maligna nos humanos, enquanto outros não aceitam a hipótese, já que nos humanos a hipertermia ocorre sob efeito de anestesia, que é diferente de uma condição induzida por atividades físicas. A MH em humanos é autossômica dominante e, por conseqüência, 50% da descendência é afetada. Contudo, não seria de todo o mal tomar cuidados com anestesias se seu cÃo mostrar sintomas dessa doença.

Um veterinário sugeriu que parte do problema está no cão de alto drive poder não respirar o suficiente. Eles podem segurar a respiração ao invés de respirar mediante excitaçÃo. Eles não ofegam tanto quando os demais e não aparentam relaxar quando a possibilidade de correr ou de fazer Agility está em suas cabeças.

Mesmo horas após o super aquecimento ocorrer, um veterinário pode determinar se há alguma conseqüência a longo prazo por meio de um teste de sangue. Eles procuram mudanças no perfil sangüíneo que possam indicar danos no fígado ou rins.

Trabalho x Agility

Você pode imaginar por que cães de trabalho como o Border Collie podem ficar um dia inteiro pastoreando ovelhas sem super aquecimento e ferver durante cinco minutos de Agility? A diferença pode ser a atividade. No Agility, o cão dá tudo de si, a velocidade total, sem parar e também executado o árduo trabalho de erguer seu corpo acima do solo para saltos e obstáculos de contato, e vigorosamente jogando seu corpo de um lado para outro no slalom. No Agility, o cão pode estar tão ligado no percurso que dificilmente vai se lembrar de respirar enquanto está correndo.

No pastoreio, por outro lado, o cão passa muito tempo à espreita, no qual há muito pouco movimento e mesmo quando ele se move com mais velocidade, ele tende a trotar ou se mover em meio galope.

Se você vir imagens de cães pastoreando, quase sempre sua boca está aberta, com a língua de fora e ofegando. Talvez ele esteja tão ligado no que ele está fazendo no Agility que ele nem ofega, e isso contribui para o super aquecimento? Ou talvez a natureza súbita e extenuante do Agility (comparada à exaustão a longo prazo do pastoreio) não dá tempo para o corpo do cão de se ajustar às mudanças.

Idéias refrescantes

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para esfriar seu cão quando ele estiver quente.

1. Dê um banho de mangueira em seu cão por uns dez minutos para baixar sua temperatura. Em geral, não há mais efeitos do que alta ingestão de água e subseqüente eliminação urinária pelas horas seguintes!

2. Compre um spray de jardinagem e refresque a barriga. É ótimo para esfriar a região.

3. Encharque uma toalha de banho velha, torça e coloque-a sobre o cão, reumedecendo-a quando necessário.

4. Tenha sempre garrafas de água fresca para refrescar o cão.

5. Leve no isopor um pouco de gelo picado e ofereça para o cão.

6. Tenha à mão uma piscina infantil cheia de água para seu cão mergulhar quando estiver com calor.

7. Faça várias brincadeiras diferentes com seu cão. Quando estiver fresquinho, faça pequenos piques com muita energia, então sente na sombra e faça brincadeiras de atenção e comandos até que ambos tenham se refrescado. Então, leve-o para saltar ou outras atividades.

8. Invista em uma manta fria ou uma caminha refrescante, que possam ser molhadas. Eles esfriam o cão por evaporação.

9. Faça picolés especiais para seu cão.

10. Alimente seu cão apenas à noite, quando todo o trabalho estiver terminado. Na manhã seguinte, a comida já deve estar digerida e da perspectiva do super aquecimento, não vi importar que tipo de alimento foi oferecido.

11. Elimine os grãos do jantar do seu cão. Mude para uma dieta BARF (Bones And Raw Foods, ou Alimentação à base de Ossos e Comida Crua).

12. Se você está treinando, faça seqüências curtas, então descanse e esfrie, para depois recomeçar. Lembre que o treino é bem mais intenso e estressante, tanto física como mentalmente, do que uma simples corrida.

Alimentação

Testes contínuos em faculdades de veterinárias descobriram que cães com EIH normalmente têm níveis baixos de taurina, considerada um aminoácido não-essencial, mas aparentemente importante para cães de drive alto. Também está em estudo o benefício na adição de carnitina, riboflavina and coenzima Q10 à dieta do cão.

Não há consenso sobre adicionar ou não gordura à dieta para beneficiar os cães com EIH. Pode ser, pode não ser.

Agiliteiros.com
 
Topo