Portal Chamar Táxi

Hollande reduz as regiões francesas de 22 para 14

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Depois de semanas de indecisão, o Presidente francês apresentou pessoalmente "A Nova Carta das Regiões". François Hollande decidiu assim reduzir de 22 para 14 as regiões metropolitanas de França Continental, indicando que o objetivo principal é reforçar os poderes e a competitividade das regiões.

Com o seu novo projeto de reforma territorial, Hollande admite que a organização do país "se tornou antiquada" e "os meios de comunicação, as mutações económicas e as condições de vida terão prejudicado os limites administrativos". Segundo ele, a única forma de melhorar a segurança e a subsistência do país e dos franceses, é "alterar várias décadas da arquitectura territorial de França".



A área continental de França está dividida em 22 regiões e 101 departamentos, cada um com um Conselho e uma Assembleia Municipal, eleitos por sufrágio universal. Hollande propôs, então, unir Poitou-Charentes e o Centro com Limousin, Basse com Haute-Normandie, Alsácia com Lorena, com Champagne-Ardenne, Auvergne com Rhône-Alpes, Bourgogne com Franche-Comté e Midi-Pyrénées com Languedoc-Roussillon, mantendo intactas as regiões de Nord-Pas de Calais, Île-de-France, Bretanha, País do Loire, Aquitânia, Provença-Alpes-Côte d' Azur e Córsega.
Depois de ter derrotado Sarkozy nas presidenciais de 2012, ao obter 52% dos votos, Hollande viu o seu PS sofrer uma pesada derrota nas eleições europeias de dia 25 de maio, tendo ficado em terceiro lugar, atrás da Frente Nacional e da UMP. Um resultado desastroso que reflete a baixa popularidade do chefe do Estado francês.

ng3366731.JPG


dn
 
Topo