- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,165
- Gostos Recebidos
- 1,136

Um homem está a ser procurado pelas autoridades norte-americanas, depois de, na quinta-feira à noite, ter entrado com o seu carro por uma central de energia nuclear na Carolina do Sul, quebrando as barreiras de segurança e tentando atropelar agentes durante a fuga.
O incidente ocorreu perto das 20 horas, quando um veículo entrou pelo portão da administração, mas a Duke Energy, a empresa que opera a central nuclear de Oconee, disse que este "não conseguiu chegar à central em si devido às várias camadas de segurança".
Depois de quebrar a primeira barreira, o veículo, um Toyota Camry, atingiu barreiras 'pop-up' perto da entrada da fábrica. O condutor meteu a 'marcha-atrás' e entrou por um caminho de terra, onde seguranças bloquearam a passagem.
Foi nessa altura que o suspeito conduziu por uma grande e tentou atingir os seguranças, bem como um camião conduzido por um outro homem, acabando por escapar por uma saída com ligação direta à autoestrada estatal na Carolina do Sul.
A porta-voz da Duke Energy, Mikayla Kreuzberger, explicou à NBC News que a central tem uma proteção fixa ao longo de 24 horas por dia, sete dias semanas, com seguranças altamente armados, controlos em vários acessos, deteção de intrusos e equipamento de monitorização. O perímetro da central de Oconee tem também estruturas de betão e arame farpado para limitar e detetar intrusões antes da chegada das autoridades.
Descobriu-se, mais tarde, que o mesmo condutor e veículos tinham passado pela propriedade da central nuclear cerca de uma hora antes do incidente, mas o condutor terá voltado para trás quando lhe foi recusada entrada.
A Duke Energy acrescentou que os três reatores da central nuclear continuam em funcionamento e ninguém ficou ferido.
A fuga do condutor não ficou por aqui. O próximo passo da história é contado pela polícia do condado de Oconee que, num comunicado divulgado através das redes sociais, contou que o veículo prosseguiu durante um bocado na autoestrada e "parou numa propriedade, onde foram disparados tiros".
"Nesta altura, a fonte dos disparos ainda é desconhecida", referiu a polícia.
A Carolina do Sul tem quatro centrais de energia nuclear, que produzem 50% da eletricidade consumida pelo estado na costa atlântica dos Estados Unidos.
IN:NM