• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Honda lança comercialização de automóvel a hidrogénio

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Fonte: Jornal Publico
16.06.2008

O fabricante japonês de automóveis Honda anunciou hoje ter arrancado com a produção comercial de um automóvel movido a hidrogénio e electricidade e que emite apenas vapor de água, o FCX Clarity.

Numa primeira fase, os automóveis a comercializar serão num número muito reduzido: uma dúzia nos Estados Unidos e no Japão no período de um ano e cerca de 200 no prazo de três anos.

Os cinco primeiros compradores são do Sul da Califórnia, devido à proximidade das estações de abastecimento, informou a Honda, citada pela BBC online.

Segundo a Honda, este veículo oferece uma eficiência de combustível duas vezes superior a um híbrido e três vezes maior do que um veículo tradicional, movido a gasolina. No entanto, um dos maiores obstáculos que se mantêm a uma maior produção de veículos movidos a hidrogénio é o seu custo e a ausência de postos de abastecimento.


Aumento da procura de veículos híbridos

Entretanto, a rival Toyota tenta responder à elevada procura de veículos híbridos mas está a ter dificuldades em produzir baterias suficientes. Estes veículos, como o Prius, alternam entre um motor a gasolina e um outro eléctrico.

No entanto, a Toyota só poderá acrescentar mais linhas de produção de baterias a partir do próximo ano. “Os híbridos estão a vender-se tão bem que estamos a fazer todos os possíveis por aumentar a produção. Precisamos de novas linhas”, comentou Takeshi Uchiyamada, vice-presidente da Toyota, citado pela BBC online.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
FCX Clarity a hidrogénio

Energias alternativas para um ambiente mais limpo sem petróleo.


Há algo que une os pescadores, padeiros, camionistas, transportes públicos e condutores em geral: todos estão a ser, em muito, afectados pela escalada de preços dos combustíveis, que nada parece travar.

É, aliás, neste contexto que surge agora no mercado mundial um novo Honda, integralmente movido a hidrogénio.

Chama-se FCX Clarity e, ao contrário dos cada vez mais populares e vendidos híbridos, é um sedan com literalmente zero de emissões de dióxido de carbono. A única coisa que sai do seu tubo de escape é vapor de água limpo.

A Honda anunciou ontem que a produção comercial do FCX Clarity já arrancou. Este será colocado à venda este Verão, mas apenas na Califórnia (Estados Unidos) e no Japão e num contingente de 100 unidades.

Tudo isto devido às características inovadoras da tecnologia a hidro-génio, que ainda conta com poucos postos de recargas de hidrogénio no mundo. Estas vendas iniciais servirão também para a Honda aperfeiçoar os veículos.

A marca japonesa está, paralelamente, a desenvolver um sistema de abastecimento caseiro, que pode estar alojada em qualquer garagem, chamado Home Energy Station.

Segundo a Honda, este veículo oferece uma eficiência de combustível duas vezes superior a um híbrido e três vezes maior do que um veículo tradicional, movido a gasolina.

BMW também a hidrogénio

A BMW também é pioneira no uso de hidrogénio em veículos e vendeu recentemente alguns Hydrogen 7, um veículo de luxo também movido a hidrogénio, a clientes seleccionados.

O Hydrogen 7 acaba por ser um veículo movido a hidrogénio para a classe alta, ao contrário do Honda FCX Clarity que pretende ser mais acessível.

Entretanto, a Toyota anunciou que já vendeu em todo o mundo 1 milhão de Prius (o híbrido mais vendido).


João Tomé | jtome@destak.pt
 
Topo