Portal Chamar Táxi

Hong Kong: 1º caso de gripe das aves numa pessoa desde 2003

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,831
Gostos Recebidos
186
As autoridades sanitárias de Hong Kong confirmaram esta quinta-feira o primeiro caso de gripe das aves dos últimos sete anos no território, detetado numa mulher de 59 anos, que regressou de uma visita à China continental.

O governo de Hong Kong aumentou para «sério» o nível de alerta sobre a gripe das aves, o que significa que há «um risco elevado» de contrair a doença na região, declarou um porta-voz do ministério da Saúde do território.

A paciente está em estado grave.

Diário Digital / Lusa
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,084
Gostos Recebidos
481
Mulher internada em estado grave devido à gripe das aves

O vírus da gripe das aves foi detectado numa mulher de 59 anos, que regressou de uma visita à China Continental, confirmaram as autoridades sanitárias de Hong Kong. É o primeiro caso desde 2003.

É o primeiro caso dos últimos sete anos e a situação é grave, esclareceu o porta-voz do Ministério da Saúde de Hong Kong. Segundo explicou, o elevado risco de se contrair a doença na região levou a que o Governo aumentasse para "sério" o nível de alerta.

O estado da mulher, internada desde dia 14, é grave, adiantaram as autoridades. Inicialmente, a mulher foi diagnosticada com uma pneumonia, mas depois os testes do vírus H5, uma das variantes da gripe das aves, acusaram positivo.

Os responsáveis sanitários estão, agora, a tentar apurar se a paciente contraiu o vírus em Hong Kong ou noutro lugar. Ainda que sem certezas, as autoridades preferiram jogar pelo seguro e colocaram sob vigilância as pessoas que estiveram em contacto com ela.

"Provavelmente contraiu o vírus na China continental, mas ainda não podemos excluir completamente a hipótese Hong Kong", declarou o responsável de saúde da região, York Chow.

O último caso humano de gripe das aves registado em Hong Kong foi em 2003. A epidemia da Gripe das aves foi detectada, pela primeira vez, no território, em 1997, com a morte de seis pessoas, vítimas de uma mutação, na altura desconhecida, do vírus da gripe.

As contaminações pelo vírus H5 têm passado do animal para o homem, mas os cientistas temem que uma mutação permita uma contaminação entre seres humanos, desencadeando uma pandemia mortífera.

York Chow revelou que até ao momento não há qualquer indício que prove uma transmissão de homem para homem. "Creio que devemos primeiro concentrar-nos nos pássaros como fonte provável desta infecção", disse.

A mulher agora internada deslocou-se à China continental, entre 23 de Outubro e 1 de Novembro, com o marido e filha, revelou um comunicado do Ministério da Saúde.

Durante a sua estadia na China, não visitou explorações agrícolas ou manteve contacto com aves de capoeira.

JN
 
Topo