• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Hora de Inverno: Relógios atrasam 60 minutos no domingo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Hora de Inverno: Relógios atrasam 60 minutos no domingo

A hora de Inverno chega domingo de madrugada a Portugal continental com os relógios a atrasarem 60 minutos às 02:00, proporcionando mais uma hora de sono, mas causando pequenas perturbações nas crianças devido a alterações de ritmos.

A pediatra Rosa Gouveia, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, disse à Lusa que a mudança para a hora de Inverno, apesar de trazer vantagens, como o amanhecer mais cedo, «que vem compensar o anoitecer antecipado, não deixa de ser um artifício que vai, nos primeiros dias, afectar o ritmo habitual das crianças e dos pais».

De acordo com esta médica, estas alterações verificam-se sobretudo no «horário das refeições, na hora de ir para a cama e na hora de acordar de manhã, assim como no horário escolar».

A pediatra adverte que se as crianças forem «forçadas subitamente a seguirem um novo horário» podem apresentar episódios de irritabilidade e cansaço.

Por esta razão, Rosa Gouveia aconselha que a transição da hora se dê de forma progressiva «recuando» os horários 10 ou 15 minutos por dia para que haja uma adaptação gradual.

«Regra geral, ao fim de uma semana a criança já está adaptada», referiu.

Opinião semelhante tem o presidente da Associação Nacional de Professores, João Henrique Grancho, que disse à Lusa que apenas alguns docentes, contactados por si, denotam um «dispersamento ligeiramente maior» nos alunos, nos dias imediatos à alteração da hora.

Na opinião da neurologista Teresa Paiva «a mudança de hora só dá problemas quando se passa a dormir menos uma hora», ou seja na alteração para o horário de Verão.

Essa alteração, exemplificou, «dá origem a um aumento de acidentes nas 48 horas subsequentes».

Confrontado com este dado, fonte da Brigada de Trânsito da GNR disse que não se pode estabelecer uma ligação directa entre a alteração da hora e um eventual aumento de sinistralidade, que se pode ficar a dever a mais trânsito ou chuva.

A hora de Inverno vai manter-se até ao dia 29 de Março de 2009, quando os relógios forem adiantados 60 minutos, dando-se entrada na hora de Verão.


Diário Digital / Lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Não se esqueça: a hora vai mudar

27 países da UE atrasam uma hora os seus relógios na madrugada de domingo, quando termina o horário de Verão e começa a aplicar-se o de Inverno


Os cidadãos dos 27 países da UE atrasam uma hora os seus relógios na madrugada do próximo domingo, dia 26, quando termina o horário de Verão e começa a aplicar-se o de Inverno, escreve a Lusa.

Com a mudança de domingo, três Estados membros (Reino Unido, Irlanda e Portugal) seguirão o horário GMT, enquanto que a Espanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia e Holanda acertarão os seus relógios para GMT+1.

A mudança de horário, que se efectua duas vezes ao ano, está regulado por una directiva europeia de 2001, que fixa como datas para a modificação o último domingo de Março e o último domingo de Outubro.

O objectivo desta medida, que se começou a generalizar a partir de 1974, após a primeira crise do petróleo, é a poupança energética, mediante um menor consumo em iluminação.

Não obstante, a alteração da hora tem também os seus detractores, que asseguram que ta mudança tem efeitos prejudiciais sobre a saúde humana e animal, ligados à secreção de melatonina, uma proteína que regula o sono.

Por seu lado, a Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia alteram a hora para GMT+2.


Infor/lusa
 
Topo