Parabéns pelo sistema, cable-man!!
Estou a ponderar iniciar um sistema destes. Já tenho um lago ornamental, há quase 6 anos. Ao início foi complicado. Os peixes duravam pouco tempo, desde apenas alguns dias, a algumas semanas. Entretanto, desde 2012, consegui que os peixes se aguentassem. Desde esse ano, julgo que só morreu 1 ou 2 peixes, nasceram 3 ou 4 (sem intervenção, provavelmente após uma limpeza do lago no momento certo, onde passei a água para um poço ornamental, e onde terão ido alguns ovos, como é um poço fechado, sem circulação de água, tem muitas larvas de insectos. Os peixes acabaram por crescer), e desde esse ano também tenho 2 kois já com algum tamanho, mas longe do tamanho máximo.
O lago tem um problema, nunca consegui ter plantas aquáticas, apesar de algumas tentativas, e os filtros que tenho tido, não são suficientes para evitar as algas em suspensão. Por isso, já há algum tempo que tenho a intenção de fazer um filtro biológico com plantas aquáticas. Há pouco tempo consegui arranjar um daqueles lagos em PVC, e queria então dar início à ideia do filtro biológico. Entretanto, apareceu o termo Aquaponia, e decidi pesquisar o que é, e fiquei bastante interessado num sistema destes. O meu pai já tem uma pequena horta doméstica, quem sabe se, conseguindo adaptar-me a este sistema, não poderemos ir, aos poucos, substituindo o sistema tradicional, por um sistema aquapónico, mais ecológico pela poupança de água.
Numa primeira fase, julgo que tenho pela frente um ano de experiências, para testar as melhores soluções para o meu caso específico. Uma vez que tenho o lago já estabelecido, vou ter que adaptar o sistema de aquaponia ao espaço existente (que é muito pouco, uma vez que o jardim está ocupado com outras plantas/arbustos).
Tenho aqui 3 questões:
1 - Conselhos/Dicas essenciais para quem está a começar? Por exemplo, será útil manter o filtro que já tenho (tem sistema de filtragem físico - lã de vidro, biológico - tipo bioballs e também químico - carvão ativado)?
2 - Quais as necessidades de sol/temperatura das plantas? Em que casos é essencial ter sombra ou uma estufa?
3 - Onde posso encontrar uma bomba de 4000 l/h por 35€? Uma vez que a minha não está em muito bom estado, posso precisar de uma nova entretanto, e não são propriamente baratas. Como moro na Figueira da Foz (e vou várias vezes a Tondela/Viseu), longe dos grandes centros (Porto e Lisboa) a oferta é muito baixa, e os preços não são muito agradáveis.
Fica aqui um link para que possas ver o meu lago:
https://www.facebook.com/david.migueis.3/media_set?set=a.1206072916073.32151.1356162352&type=3