• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Hubble descobre galáxia mais distante conhecida até agora

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0

Investigadores estão seguros dos seus resultados


Garth Illingworth, co-autor do estudoUma equipa de astrónomos identificou aquela que poderá ser a galáxia mais distante descoberta até à data, situada a 13200 milhões de anos-luz, segundo um estudo publicado pela revista "Nature".

Os especialistas, que analisaram as imagens cósmicas tiradas pelo telescópio espacial Hubble, levaram ao extremo os recursos deste dispositivo para aumentar o seu alcance até 480 milhões de anos depois de se ter produzido o Big Bang.

A galáxia em questão teria existido quando o Universo tinha apenas quatro por cento da idade actual. "Estamos a aproximar-nos das primeiras galáxias que acreditamos que se formaram 200 a 300 milhões de anos depois do Big Bang", afirmou Garth Illingworth, professor de Astronomia e Astrofísica na Universidade da Califórnia e um dos autores do estudo.
Na investigação, Illingworth e o seu colega Rychard Bouwens, da Universidade de Leiden (Holanda), observaram os dados recolhidos pelo telescópio Hubble e referem alterações dramáticas que se produziram nas galáxias entre 480 a 650 milhões de anos depois da origem do universo.

Prudentes, os astrónomos assinalam que "este resultado está no limite” das suas possibilidades. No entanto, referem que passaram meses a fazer testes para confirmar os dados recolhidos, estando agora “bastante seguros” das suas conclusões.


ciênciahoje

__________
 
Topo