• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Humberto Delgado: Descerrada efígie hoje em Santa Apolónia

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Humberto Delgado: Descerrada efígie hoje em Santa Apolónia

Uma lápide com a efígie de Humberto Delgado será descerrada esta sexta-feira na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, no âmbito do 50º aniversário da sua campanha eleitoral de desafio a Salazar, motivo pelo qual ficou conhecido por «general sem medo».

As comemorações começaram no passado dia 7, com o lançamento da primeira biografia do general, na Assembleia da República, seguindo com a inauguração de uma estátua de bronze, da autoria do escultor José Rodrigues, no Porto, por onde aquela figura portuguesa passou por altura da campanha.

A placa comemorativa hoje inaugurada é uma evocação da violência exercida pela polícia, por ocasião da campanha presidencial de Delgado, durante a qual, referindo-se a Salazar, o general proferiu a célebre afirmação «obviamente, demito-o».

A Câmara Municipal de Lisboa promoverá ainda um ciclo de conferências no Museu da República e Resistência, assim como visitas guiadas, seguindo o roteiro da campanha das presidenciais na capital. A 20 de Maio, por sua vez, realiza-se, no Instituto Superior de Ciência do Trabalho e da Empresa (ISCTE), um colóquio intitulado «Humberto Delgado - 50 Anos Depois».

O «general sem medo» foi assassinado pela PIDE, a 13 de Fevereiro de 1965.


DD
 
Topo