Portal Chamar Táxi

Hyundai Accent 1.3

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

estou com um problema no meu carro: Pega bem, o ralenti está estável e em alta tem uma boa performance.

Agora vou a descer, deixo o carro engatado por exemplo na 2ª velocidade, ao fundo da descida preciso de rotação, carrego no acelerador a viatura corresponde e logo de seguida faz pôço, muito breve mas nota-se uma quebra para de seguida parecer estar tudo bem.

Esta situação tem vindo a agravar muito lentamente. As velas são novas têm 6.000Km (este modelo troca aos 30.000), o filtro de ar está a chegar ao "meu limite" de troca 15.000KM, o filtro de gasolina é novo. o óleo mudo de 6 em 6.000Km.

A octanagem usada sempre foi Sem chumbo98 e o carro está com 132.000KM.

O que poderá estar a provocar este simtoma amigos?
 
Última edição:

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa noite

olá amigos do forum, será que ninguém poderá dar uma dica do que pode estar a provocar isto?


desde já o meu obrigado
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

estou com um problema no meu carro: Pega bem, o ralenti está estável e em alta tem uma boa performance.

Agora vou a descer, deixo o carro engatado por exemplo na 2ª velocidade, ao fundo da descida preciso de rotação, carrego no acelerador a viatura corresponde e logo de seguida faz pôço, muito breve mas nota-se uma quebra para de seguida parecer estar tudo bem.

Esta situação tem vindo a agravar muito lentamente. As velas são novas têm 6.000Km (este modelo troca aos 30.000), o filtro de ar está a chegar ao "meu limite" de troca 15.000KM, o filtro de gasolina é novo. o óleo mudo de 6 em 6.000Km.

A octanagem usada sempre foi Sem chumbo98 e o carro está com 132.000KM.

O que poderá estar a provocar este simtoma amigos?
Amigo veja os tubos de vácuo na admissão deve haver uma pequena entrada de ar se controle.:espi28:
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Obrigado amigo Adkoni

este fim de semana, irei inspecionar o que sugeriu.

Obrigado
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa noite

Estive a visualizar toda a tubagem na admissão e não vislumbro qualquer greta, fissura ou tubos ressequidos.

O problema além deste que foi focado, não poderá ser outra coisa?

aquele abraço
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

estou com um problema no meu carro: Pega bem, o ralenti está estável e em alta tem uma boa performance.

Agora vou a descer, deixo o carro engatado por exemplo na 2ª velocidade, ao fundo da descida preciso de rotação, carrego no acelerador a viatura corresponde e logo de seguida faz pôço, muito breve mas nota-se uma quebra para de seguida parecer estar tudo bem.

Esta situação tem vindo a agravar muito lentamente. As velas são novas têm 6.000Km (este modelo troca aos 30.000), o filtro de ar está a chegar ao "meu limite" de troca 15.000KM, o filtro de gasolina é novo. o óleo mudo de 6 em 6.000Km.

A octanagem usada sempre foi Sem chumbo98 e o carro está com 132.000KM.

O que poderá estar a provocar este simtoma amigos?


Boas de novo

Ontem fui dar uma volta com o carro e verifiquei que está ligeiramente pior. O carro agora em vez de ligeiro "poço" passou a três ou quatro "soluços".
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Qual é o ano do teu carro?
é gasolina ou diesel?
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Qual é o ano do teu carro?
é gasolina ou diesel?

Boas

Como já evidenciado várias vezes o combustivel é gasolina, agora o ano é de 1998.

abraço
 

ultra

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite
Eu tenho 1 accent de 2000 e tive 1 problema parecido com o seu mas no meu caso tambem acendia a luz "ChecK" tinha 1 cabo de vela estragado e as bobines.
Foi tudo mudado e ficou bom.

Espero ter ajudado.

Boa noite
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa noite
Eu tenho 1 accent de 2000 e tive 1 problema parecido com o seu mas no meu caso tambem acendia a luz "ChecK" tinha 1 cabo de vela estragado e as bobines.
Foi tudo mudado e ficou bom.

Espero ter ajudado.

Boa noite

Boa noite

No meu caso não chega a acender nenhuma luz.
mas fica o registo e vou tentar averiguar.

Muito obrigado

aquele abraço
 

Zecatreca

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 27, 2007
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Olá, poderá ser o tubo do sensor de pressão da admissão roto ou então a borboleta de admissão com sujidade...
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Olá, poderá ser o tubo do sensor de pressão da admissão roto ou então a borboleta de admissão com sujidade...

Boa tarde

Em 1º agradeço as informações prestadas e mais as que vierem, fico grato.

Quanto ao tubo roto não há porque já tinha estado a analizar a informação do amigo Adkoni.

Agora quando estive a trocar o filtro do ar desmontei toda aquela parte que liga ao corpo onde está a borboleta e verifiquei esta bastante suja (sempre tive cuidado com o filtro de ar, troco sempre aos 16.000Km), não sei porque estava assim suja.
Com caultela limpei só onde tinha acesso, acho que este fim de semana vou desmontar tudo de novo e limpar aquilo tudo como deve ser, depois informo.

Vou também medir as continuidades dos cabos das velas. Como o amigo Ultra "fala" em possiveis causas nisto, "cachimbos e velas" irei aproveitar e verificar tudo isto.

Aquele abraço
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

Em 1º agradeço as informações prestadas e mais as que vierem, fico grato.

Quanto ao tubo roto não há porque já tinha estado a analizar a informação do amigo Adkoni.

Agora quando estive a trocar o filtro do ar desmontei toda aquela parte que liga ao corpo onde está a borboleta e verifiquei esta bastante suja (sempre tive cuidado com o filtro de ar, troco sempre aos 16.000Km), não sei porque estava assim suja.
Com caultela limpei só onde tinha acesso, acho que este fim de semana vou desmontar tudo de novo e limpar aquilo tudo como deve ser, depois informo.

Vou também medir as continuidades dos cabos das velas. Como o amigo Ultra "fala" em possiveis causas nisto, "cachimbos e velas" irei aproveitar e verificar tudo isto.

Aquele abraço

Amigo os cabos de vela vai ser pouco provavel pois se tiver falhas is notar no ralenti.
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Bom dia

Obrigado pelo conselho F.B.I.

cumprimentos
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
971
Gostos Recebidos
33
boas amigo, pelo que li acho que realmente o que deves fazer e limpar todo o sistema de admissao de ar uma vez que dizes que passou pó para o corpo da borboleta, que neste momento é a soluçao mais pratica e barata, mas talvez nao seja pior te tiveres essa oportunidade testar a sonda lambda.
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
boas amigo, pelo que li acho que realmente o que deves fazer e limpar todo o sistema de admissao de ar uma vez que dizes que passou pó para o corpo da borboleta, que neste momento é a soluçao mais pratica e barata, mas talvez nao seja pior te tiveres essa oportunidade testar a sonda lambda.

Nem mais amigo.:espi28:
 

LUDGERO

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
olá amigo a vossa viatura quando está parado algunma horas, liga a ignição o motor trabalha bem no relantiu,não suluçaresponde bem á aceleração,ou não responde
á aceleração é quando está quente ?
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
boas amigo, pelo que li acho que realmente o que deves fazer e limpar todo o sistema de admissao de ar uma vez que dizes que passou pó para o corpo da borboleta, que neste momento é a soluçao mais pratica e barata, mas talvez nao seja pior te tiveres essa oportunidade testar a sonda lambda.

Bom dia

Ao amigo Boxcar agradeço a ajuda e reforço que sempre tive muito cuidado com o sistema de aspiração de ar, como poderá verificar nos vários posts deste tópico.
O corpo da borboleta está sujo mas julgo não ser pó, porque o pó não tem por onde passar sem ser pelo filtro, isso eu garanto e o filtro troco sempre aos 16.000KM, numa condução "livre" de "poeiras".
A sujidade que me referi é tipo "algodão negro" que ñão sei como apareceu ali? Como referi irei limpar tudinho.

Quanto á sonda lâmbda como faço para a testar?

Em resposta ao amigo Ludgero devo dizer que o carro sempre respondeu bem a frio e a quente, volta e meia (raras vezes) apenas dá um ou dois "pequeninos" soluços.
Às vezes é complicado tentar passar para a escrita um problema técnico mas tento ser o mais sucinto possivel e espero estar a transmitir o melhor possivel.

Obrigado a todos

Aquele abraço
 
Última edição:

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Bom dia

Pessoal acabei de concluir a limpeza do corpo da borboleta, Desmontei-a e lavei tudo e soprei com cuidado. Montei tudo certinho e fui dar uma volta.

Continua a fazer os "drops".

Qual o proximo passo? Sonda lâmbda? como faço para testá-la?
Dá para medir ohmicamente? quais os valores em geral?
 
Última edição:

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Bom dia

Pessoal acabei de concluir a limpeza do corpo da borboleta, Desmontei-a e lavei tudo e soprei com cuidado. Montei tudo certinho e fui dar uma volta.

Continua a fazer os "drops".

Qual o proximo passo? Sonda lâmbda? como faço para testá-la?
Dá para medir ohmicamente? quais os valores em geral?
amigo faça uma coisa,
desligue a ficha da lambda e veja se os pinos estão bem limpos veja também se os fios estão com algum corte aconteceu-me esta semana num escort uma falha desse tipo e era só sujidade na ficha da lambda... veja também a valvula de temperatura em caso de dúvida desligue a valvula e experimente assim veja o resultado.
Pode ser um erro de leitura na valvula e cortar o débito de gasolina. Dê novidades!:espi28:
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
amigo faça uma coisa,
desligue a ficha da lambda e veja se os pinos estão bem limpos veja também se os fios estão com algum corte aconteceu-me esta semana num escort uma falha desse tipo e era só sujidade na ficha da lambda... veja também a valvula de temperatura em caso de dúvida desligue a valvula e experimente assim veja o resultado.
Pode ser um erro de leitura na valvula e cortar o débito de gasolina. Dê novidades!:espi28:


Boas Adkoni

Irei verificar o que diz.

Aquele abraço
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
971
Gostos Recebidos
33
so agora vi a sua pergunta como testar a sonda lambda, e acho que o amigo adkoni, explica perfeitamente o que é necessario fazer, por isso nao tenho nada acrescentar, se quiser medir a resistencia se nao me engano esta deve estar entre os 3.0 ohm e os 9.0ohm em voltagem tem que oscilar entre os 0.300 e os 0.900 vdc.
sendo 0.300vdc uma mistura pobre e os 0.900 vdc uma mistura rica espero ter ajudado,mas como nao tenho a certeza por favor corrijam estes valores se estiverem errados.
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

Estive a testar a sonda e aparentemente está tudo OK.
Fiz o que o amigo Adkoni sugeriu bem como o amigo Boxcar, as ligações da ficha estão excelentes e a medição ohmica anda dentro dos paramentros facultados.
Quanto à voltagem não efectuei porque estas fichas são "blindadas" contra a intrusão de humidades e não quis estar a forçar a entrada das pontas do multimetro. Outra hipótese era "picar" o condutor e voltar a isolar, mas achei que não seria por aí e não efectuei o teste da tensão na sonda.
Se os amigos acharem por bem fazer eu efectuo.

Quanto à válvula de temperatura desliguei-a e andei um pouco assim, o carro fica mais acelerado "relanti" acendeu uma luz, mas os "drops" mantêm.

Voltei a rever as tubagens de admissão e não visualizo nada de anormal.

Mais hipoteses companheiros?

Desde já agradeço as opiniões

Cumprimentos
 
Última edição:

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boa noite

Após realizar todos os testes sugeridos, julgo ter resolvido a questão.

Voltei a colocar as velas velhas (tinha-as guardado aquando da troca +- 6.000Km atrás) e o carro deixou de fazer a anomalia.

E Esta Heim? Provavelmente alguma com defeito?

Obrigado pela ajuda de todos

Fico-vos grato amigos
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Boa noite

Após realizar todos os testes sugeridos, julgo ter resolvido a questão.

Voltei a colocar as velas velhas (tinha-as guardado aquando da troca +- 6.000Km atrás) e o carro deixou de fazer a anomalia.

E Esta Heim? Provavelmente alguma com defeito?

Obrigado pela ajuda de todos

Fico-vos grato amigos
Essas são das boas...As vezes a gente a dizer: "daqui não é que levou novo".
Por acaso já me aconteceu nas velas Bosch e nas NGK de fabrico francês.Se testar essas velas elas fazem faísca mas com pouca intensidade.Se pegar na vela com as mãos durante o teste revitaliza o corpo e a mente!!!:naodigas::espi28:
 
Topo