Portal Chamar Táxi

Idosas obrigadas a deixar lar que vai acolher refugiados

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,615
Gostos Recebidos
1,121
A cidade de Guimarães está entre os locais portugueses que acolherão refugiados.


O lar Recolhimento das Trinas, em Guimarães, está a ser preparado para acolher famílias de refugiados e, para o efeito, um grupo de sete idosas vai ser deslocado para lares diferentes até à próxima quinta-feira.


“Se me dessem a escolher, preferia que ficássemos todas aqui”, explica Cândida Campos, uma das residentes, ao Jornal de Notícias, revelando que construiu uma ‘família’ naquele local e que será afastada das amigas.

As idosas frequentavam a casa há muitos anos, algumas há décadas, e serão obrigadas a refazer as suas vidas. A Casa da Misericórdia já se responsabilizou pelos locais para onde irão viver, algumas longe do centro da cidade.

A instituição foi notificada, “há cerca de dois anos”, para a falta de condições do centro Recolhimento das Trinas para funcionar como lar de idosos. “Não tem elevador, tem escadas íngremes e espaços pequenos. É uma boa casa, mas não é um lar”, esclarece Noémia Carneiro, provedora da Santa Casa.

Desta forma, o Recolhimento das Trinas passará a estar destinado a receber refugiados, que estão a começar a chegar a Portugal através do programa da União Europeia para as migrações, sendo que Guimarães está apto para alojar várias famílias. Dos 12 quartos da casa, um será para uma idosa que preferiu pagar mais e ficar, outro para uma socióloga que acompanhará os refugiados e os restantes para os refugiados.

IN:NM
 
Topo