• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

'Infected or Not'

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
'Infected or Not': serviço online não distribui vírus, esclarece Panda Security



RIO - O serviço online de monitoramento contra armadilhas virtuais, "Infected or Not", que esta semana ganhou uma versão em português , não gera vírus para os usuários. É o que garantiu, em comunicado nesta sexta-feira, a consultoria em segurança Panda Security, responsável pelo serviço.

Nos últimos dias, internautas têm se questionado sobre a possível existência de vírus no serviço gratuito Infected or Not ( ht*p://www.infectedornot.com ) após receberem mensagens de alerta contra vírus que seriam acionados após o acesso ao serviço - que ajuda usuários a monitorar ameaças virtuais aos computadores ligados à internet. A nova versão brasileira do site permite realizar, em alguns minutos, uma varredura no computador em busca de qualquer tipo de programa malicioso (malware) ou software espião (spyware).

Em nota, o presidente da Panda Security no Brasil, Ricardo Bacher, esclarece que softwares antivírus instalados no computador do usuário podem identificar o que a empresa chama de "falso positivo". Nestes casos, os programas identificam "um arquivo executável como sendo 'suspeito'" e avisam o usuário com uma mensagem de alerta, mas a companhia garante que o programa executável gerado pelo alerta não oferece "qualquer perigo para o PC do usuário".

"Isto também pode acontecer com a maioria das soluções antivírus do mercado, que não possuem a sua lista de definições que faz com que o antivírus marque arquivos limpos e seguros como infectados. (...) Os usuários podem se informar com o fabricante de antivírus para que a lista de definições possa ser corrigida na próxima atualização da lista de definição, caso o falso positivo seja confirmado", informa Bacher, em comunicado.

A Panda Security garante, ainda, que "vem mantendo constantes negociações com os demais fabricantes de software de segurança para que casos como estes não aconteçam, o que cria pânico desnecessário aos usuários de PC".
 
Topo