• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ingleses descobrem seis reservas de petróleo em Portugal

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,988
Gostos Recebidos
349
396707.jpg


Ingleses descobrem seis reservas de petróleo em Portugal

A empresa britânica IONIQ Resources afirma ter descoberto seis jazias de petróleo em Portugal, uma delas no mar, avança a revista Sábado.
Esta descoberta foi feita a partir do uso de uma tecnologia inovadora descrita como “ressonância electromagnética remota, através de dados recolhidos por satélite”, lê-se no site da publicação.
A companhia afirma que as reservas poderão ter uma dimensão de mil milhões de barris, mais 38% de gás natural, e o valor das mesmas equivale a mais de 43 mil milhões de euros brutos, ao preço actual do crude, ou seja, a 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A empresa reuniu-se com Pedro Passos Coelho e Jorge Moreira da Silva. Em Outubro do ano passado, enviaram uma carta ao ministro do Ambiente com uma proposta “para a identificação e extracção destes recursos”, explica a Sábado. “Estas estruturas podem ser uma grande fonte de riqueza nacional e podem transformar Portugal de um país importador de energia a exportador”, lê-se no documento.
"O ministro e o Secretário de Estado da Energia limitaram-se a ouvir, em audiência, os argumentos da empresa e a explicar o enquadramento regulatório previsto na legislação nacional. Compete a esta empresa, como a todas as outras, iniciar, junto da DGEG [Direcção-Geral de Energia e Geologia], os eventuais procedimentos de licenciamento. Tal não ocorreu até ao momento.", reagiu o gabinete do ministro do Ambiente e da Energia.
Damon Walker, administrador da IONIQ com o pelouro de Portugal, disse à Sábado que foi o ministro que pediu uma proposta e lamenta que não tenha sido dada qualquer resposta. "Isto vale biliões e nem tiveram a cortesia de nos responder", queixou-se.
Segundo a Sábado, a IONIQ propõe vender ao Estado o estudo que indica a localização das seis reservas por 1,2 milhões de euros. Seria cobrado posteriormente 1,2 milhões por cada mapeamento detalhado, o que eleva os custos para 7,2 milhões de euros adicionais. Este dinheiro seria reembolsado após a concessão da exploração a empresas petrolíferas.
A empresa exige também 10% do valor de todo o petróleo ou gás transaccionado no mercado.

Fonte: Jornal SOL
 

tamara

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
107
Gostos Recebidos
3
e eu a pensar que os inglandes so descobriam o petroleo do douro
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
A ser verdade é uma excelente notícia.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Segundo parece já não é novidade.
Há uns anos apareceu em Lisboa algo como isto: "Há Petróleo no Beato".:naodigas:
Agora a sério: 10% de todo o petróleo/gás comercializado no mercado???, mais 7.2 milhões???:shy_4_02:
Paga-se o estudo e o quê mais????
Haver petróleo por aí era bom era...mas, já há alguém a querer grande fatia do "bolo":right:
Feraida

Obs: para os menos avisados "ha petróleo no Beato" era uma peça de teatro de revista.
Beato = freguesia de Lisboa.
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
nao tenho visto noticias nos ultimos dias

mas ouvi assim uma coisa de fugida q Espanha alega que determinada parte maritima é deles e não nossa, lendo isto algo me diz q será por causa da possivel descoberta de petroleo

era excelente ter petroleo em territorio portugues, mas com a forma de governar e corrupção neste país íamos ficar iguais a muitos outros países ricos em petroleo e outros recursos naturais onde a maioria da sociedade vive a baixo da pobreza
 
Topo