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CE quer Sistema 'eCall' em Caso de Acidente nos
Veículos Novos
As empresas de telecomunicações anunciaram ontem, dia 9 de Setembro, o seu apoio à campanha da União Europeia (UE) para instalar nos veículos novos um sistema de chamada de emergência automática (eCall) em caso de acidente rodoviário. Estima-se que este sistema possa salvar cerca de 2.500 vidas por ano em toda a UE e reduzir no mínimo em 10% as lesões graves.http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={4C4F701D-B2C4-430F-B828-35745718D777}Segundo um comunicado da Comissão Europeia (CE), a Comissária responsável pela Sociedade da Informação, Viviane Reding, espera que o protocolo assinado ontem incentive os países da UE a introduzir o sistema eCall antes do previsto. Recorde-se que, até ao momento, este sistema é facultativo, mas a Comissão considera a possibilidade de o tornar obrigatório se não houver progressos até final do ano.
Calcula-se que o sistema eCall venha a salvar cerca de 2.500 vidas por ano em toda a Europa e reduzir em pelo menos 10% as lesões graves. Esta medida só se aplica a carros novos, não sendo exigida a instalação do sistema em veículos antigos.
Quando há um choque, o sistema eCall detecta-o e compõe automaticamente o 112, o número de emergência europeu, comunicando o local do acidente ao serviço de urgência mais próximo. Também há uma chamada vocal entre o veículo e o serviço de urgência, permitindo aos condutores e passageiros que estão conscientes dar mais informações sobre o acidente.
O projecto eCall iniciou-se há quatro anos, mas ainda não está operacional em nenhum dos países da UE, que têm manifestado alguma preocupação quanto aos custos, cerca de 100 euros por veículo, e tardado em adaptar os seus centros de urgência e em formar o pessoal que atenderá as chamadas.
Data: 10-09-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com CE

As empresas de telecomunicações anunciaram ontem, dia 9 de Setembro, o seu apoio à campanha da União Europeia (UE) para instalar nos veículos novos um sistema de chamada de emergência automática (eCall) em caso de acidente rodoviário. Estima-se que este sistema possa salvar cerca de 2.500 vidas por ano em toda a UE e reduzir no mínimo em 10% as lesões graves.http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={4C4F701D-B2C4-430F-B828-35745718D777}Segundo um comunicado da Comissão Europeia (CE), a Comissária responsável pela Sociedade da Informação, Viviane Reding, espera que o protocolo assinado ontem incentive os países da UE a introduzir o sistema eCall antes do previsto. Recorde-se que, até ao momento, este sistema é facultativo, mas a Comissão considera a possibilidade de o tornar obrigatório se não houver progressos até final do ano.
Calcula-se que o sistema eCall venha a salvar cerca de 2.500 vidas por ano em toda a Europa e reduzir em pelo menos 10% as lesões graves. Esta medida só se aplica a carros novos, não sendo exigida a instalação do sistema em veículos antigos.
Quando há um choque, o sistema eCall detecta-o e compõe automaticamente o 112, o número de emergência europeu, comunicando o local do acidente ao serviço de urgência mais próximo. Também há uma chamada vocal entre o veículo e o serviço de urgência, permitindo aos condutores e passageiros que estão conscientes dar mais informações sobre o acidente.
O projecto eCall iniciou-se há quatro anos, mas ainda não está operacional em nenhum dos países da UE, que têm manifestado alguma preocupação quanto aos custos, cerca de 100 euros por veículo, e tardado em adaptar os seus centros de urgência e em formar o pessoal que atenderá as chamadas.
Data: 10-09-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com CE