- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,984
- Gostos Recebidos
- 1,132

Neste Dia Mundial do Coração, que se assinala esta segunda-feira, 29 de setembro, importa alertar para algumas doenças que podem estar relacionadas com este órgão. É o caso da insuficiência cardíaca. Sabia que existe um teste que todos podem fazer em casa que pode indicar se está em risco? Veja em que consiste.
Ao 'website' Only My Health, a cardiologista Sanjeeva Kumar Gupta revelou o teste que pode fazer em casa e que dura apenas cinco segundos. "É uma forma rápida e não invasiva de ajudar a detetar potenciais problemas cardíacos", começa por dizer.
O teste de cinco segundos que ajuda a detetar insuficiência cardíaca
Na verdade trata-se de um teste simples em que irá apenas precisar do peso do corpo e de uma parede. Assim, deve apoiar-se de costas na parede e simular de que está sentado, fazendo um ângulo de 90 graus com os joelhos. Cruze os braços no peito.
Depois, levante-se e sente-se cinco vezes seguidas durante cinco segundos. "Se não conseguir completar esta tarefa em cinco segundos, pode ser um sinal de alerta. Pode estar relacionada com baixa força muscular e com a redução do fluxo sanguíneo, que são ambos comuns em pessoas com insuficiência cardíaca num estado inicial", explica a médica.
“Se o seu coração estiver fraco, esses músculos cansam-se rapidamente, tornando até pequenas tarefas desafiadoras. Embora o teste não detete a insuficiência cardíaca diretamente, serve como uma verificação rápida que pode levar a uma avaliação mais aprofundada."
Desta forma, este é um teste importante que todos podem fazer sem qualquer tipo de equipamento. Poderá servir como alerta para ir a um médico especialista, fazer os exames indicados e perceber se realmente há algo que se passa consigo.
"Para pessoas em risco, como as que têm hipertensão, diabetes, obesidade ou histórico familiar de doença cardíaca, este teste pode servir como um alerta precoce", diz Sanjeeva Kumar Gupta.
Cardiologista recomenda superalimento para um coração saudável
Existe um alimento poderoso, repleto de nutrientes, capaz de melhorar a circulação sanguínea, controlar a pressão arterial e até prevenir doenças do coração.” Quem o diz é o médico cardiologista Roque Savioli, numa publicação feita na rede social Instagram.
O melhor? “É natural, acessível e pode ser consumido de várias formas”, acrescenta, referindo-se à beterraba. O médico lembra que é “rica em antioxidantes, fibras e nitratos naturais”. Sublinha também que “tem o poder de dilatar os vasos sanguíneos, permitindo a circulação fluída do sangue, ajudando no controlo da pressão arterial”.
“Consuma beterraba regularmente em forma de salada, sopa ou sumo e proteja o seu coração”, remata.
IN:NM