• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Internet de qualidade em Portugal? Vai ser uma realidade…

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,510
Gostos Recebidos
366
O título deste artigo parece provocador, mas não é. Aliás, Portugal sempre foi um país com boas infraestruturas no que diz respeito a telecomunicações, apesar de existirem zonas sem cobertura. No entanto, segundo a ANACOM, as telecomunicações e acesso à Internet de qualidade serão finalmente uma realidade em todo o país.

Internet de qualidade em Portugal? Vai ser uma realidade...






Portugal vai lançar concurso público internacional para a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes



Portugal tem reunidas as condições para ser um dos primeiros países da União Europeia a dispor de uma cobertura integral do seu território com redes fixas de capacidade muito elevada, designadamente assentes na utilização de fibra ótica, que possibilitarão um débito por acesso de pelo menos 1 Gbps no sentido descendente e de 150 Mbps no sentido ascendente, com base num investimento total de cerca de 345 milhões de euros, parcialmente financiado por fundos públicos, revela a ANACOM.


A ANACOM vê com a maior satisfação o facto de o nosso País ser o primeiro país da União Europeia a proceder ao lançamento do concurso público internacional para a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada nas «áreas brancas», com a utilização de fundos europeus, nomeadamente o FEDER.



Internet de qualidade em Portugal? Vai ser uma realidade...


A ANACOM assinala, ainda, positivamente a decisão do Governo de afetar um montante de 29,7 milhões de euros das receitas do leilão do 5G ao apoio de fundos públicos nacionais necessários à concretização deste importante investimento no desenvolvimento das comunicações eletrónicas em Portugal, o que significa que o investimento público poderá totalizar 172 milhões de euros, ou seja, cerca de 50% do montante total de investimento.

Internet de qualidade em Portugal? Vai ser uma realidade...

O desenvolvimento das redes fixas e das redes móveis em todo o território nacional tem tido a máxima atenção e prioridade na atuação da ANACOM, no cumprimento da sua missão e dos objetivos estratégicos do seu plano de atividades, visando assegurar o acesso a serviços de comunicações e de internet por parte dos cidadãos portugueses que não têm acesso ou beneficiam apenas de um acesso limitado e de baixa qualidade àqueles serviços.



pp
 
Topo